Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OS DESAFIOS DO ESPORTE NA ESCOLA: ABORDAGENS DA SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE JARDIM/MS
André Luis de Melo Martins, Lourdes Lago Stefanelo, Ednéia Albino Nunes Cerchiari

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Vários autores se referem ao esporte como um fenômeno sociocultural. O esporte é um fenômeno em evidência na nossa sociedade, e propagado pela mídia falada e escrita (televisão, jornais escritos), rádio, clubes, academias, praças públicas, entre outros, podendo considerá-lo como um patrimônio da humanidade. A atual LDB (Lei n 9.394/96) em seu parágrafo terceiro, art.26, refere-se à Educação Física como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola (PPE) e isso significa que a escola poderá trabalhar também com os esportes e outros conteúdos, assim como desenvolver atividades fora das aulas de educação física que trabalhem especificamente o esporte, desde que esteja inserido no seu PPP (BRASIL, 1998). Conforme o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) a Educação Física Escolar deve por meio de suas atividades “introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, [...] capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida (CONFEF, 2002).” Para que isso aconteça é necessário que o trabalho dos professores seja realizado visando tornar a Educação Física Escolar interessante para os alunos, que seja mais dinâmico, tenha objetivo e finalidades definidas e atue de forma interdisciplinar nas escolas. Um novo olhar sobre a Educação Física Escolar pode ser lançado pelos próprios professores de Educação Física, pois eles podem fazer essa transformação, criando novas condições para essa mudança considerando todo o contexto histórico da Educação Física e dos esportes. A maioria das atividades desenvolvidas nas escolas é prática esportiva, com pouca ou nenhuma reflexão por parte dos estudantes quanto ao significado, ou da necessidade dela como uma forma de vida ativa e sua contribuição para a vida diária do futuro cidadão. Isso se reflete nas pesquisas que indicam que a disciplina Educação Física Escolar quando utiliza como conteúdo os esportes, vem se baseando numa prática excludente, muitas vezes voltada para a formação de equipes desportivas representativas das escolas, as aulas também são vistas pelos educandos como práticas recreativas, como uma forma de quebrar o tempo do ensino intelectual, (CONFEF, 2002). A Educação Física deve assumir seu espaço e responsabilidade dentro da escola à medida que trabalha os blocos de conteúdos: esportes, lutas, atividades rítmicas e expressivas, ginástica e jogos, contemplam a possibilidade de formação cidadã a partir da metodologia de ensino que atente aos princípios da inclusão, das dimensões dos conteúdos e dos temas transversais (DARIDO, 1999), pressupostos que justificaram a realização do estudo. Esse estudo se deu pela necessidade de investigar o esporte da forma como ele é aplicado na escola e de que forma ele é abordado. Mediante essa afirmativa levantou-se o seguinte problema de investigação: Que realidade, contradições e desafios se apresentam o esporte na escola, considerando a realidade da Educação Física, em vista os estudos no Brasil? DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: Foi realizada revisão de literatura e a pesquisa de campo ocorreu em uma Escola Estadual de Jardim/MS. Essa escola foi escolhida por ser uma escola grande, com mais de mil alunos e também pela facilidade de coleta de dados pelos pesquisadores. No mês de junho de 2013 foi realizado contato com a direção e com os professores que se propuseram à entrevista na escola e foi entregue uma solicitação por escrito à diretoria para autorização das observações das aulas e posteriormente a entrevista com os professores de Educação Física. Em seguida, foram realizadas as observações e as entrevistas com o professor durante o período de aula, no momento de intervalo, a fim de que as aulas não fossem prejudicadas. O roteiro da entrevista foi elaborado previamente. Durante a observação foram registrados os fatos ocorridos e as situações de amizade e/ou conflito entre professor e estudante. Os dados coletados foram, então, categorizados e analisados de acordo com o referencial teórico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas do professor ao questionário foram: “que tem no noturno 30 (trinta) estudantes em cada sala de aula; que realiza jogos entre as salas de aula nas quais ministra suas aulas; que os alunos gostam mais de participar dos jogos que promovem para eles segundo suas aptidões; classifica o interesse dos alunos pelos jogos como ótimo, pois, todos gostam de participar; os rapazes preferem o futsal e as jovens optam pelo voleibol, quase sempre; acha muito proveitosos os jogos inter-classes; o professor realiza duas vezes por ano os jogos inter-classes; os educandos escolhem os jogos dos quais querem participar e o professor respeita as escolhas. às vezes, o professor indica os jogos; os jogos são escolhidos por votação e ganham os jogos que a maioria quer, ou seja, aqueles que receberam mais votos.”CONSIDERAÇÕES FINAIS: Procurou-se no decorrer deste estudo investigar uma prática pedagógica, que supere o modelo tradicional de ensino em Educação Física no ambiente escolar. Metodologicamenteacompanhado de dois professores atuantes na escola na qual o autor recebeu autorização para o estudo. Visualizou-se que durante o trabalho docente as dificuldades são evidentes, mas, existem alternativas viáveis aos problemas encontrados. Percebeu-se que o professor entrevistado e os outros professores da escola começaram a compreender as propostas inovadoras da Educação Física. Propostas estas que começaram nas décadas de 80 e 90 tentando superar as concepções tradicionais na Educação Física, são exemplos dessas propostas os trabalhos apresentados por Betti (1991), Soares (1996), Brasil (1998), Kunz (2001), Daólio (2004), entre outros. Os dados abordados nesse estudo consideram que a realidade, contradições e desafios que se apresentam no esporte da escola, estão diretamente ligados aos meios de comunicação, aos conteúdos curriculares que a escola elege para serem tratados nas aulas de Educação Física. A grande questão em discussão é a maneira como o esporte é colocado e aplicado nas aulas de Educação Física que a maioria das vezes é o reflexo do esporte de alto rendimento que traz consequências para formação do ser humano. O que pode provocar evasão de alguns alunos que não tem habilidades em nenhuma modalidade esportiva, exclusão e seleção dos mais habilidosos, trazendo rivalidades entre os alunos, que não condizem com a prática pedagógica do esporte da escola. O professor de Educação Física quando trata o esporte da escola como conteúdo das aulas de Educação Física, descaracteriza a ótica estabelecida pela classe dominante a qual compreende competição como o que traz melhor rendimento, ganhando a qualquer custo. Porque a instituição Escolar tem como característica educar para vida e não reproduzir de forma exagerada elementos não condizendo com a prática pedagógica, deve exercer função de mediar e mostrar o que se passa pela sociedade e discutir com base nas condições dos estudantes que frequentam a escola seja ela particular ou pública. Considera-se que o esporte quando invade o campo da educação deve ser apresentado com o esporte da escola, tendo como objeto a construção do conhecimento, transformação, problematização dos seus valores que estão presentes dentro e fora da escola.

Palavras-chave


esporte; educação física; professores de educação física

Referências


BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo, 1991.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física – ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 04/ julho/ 2013.

 

CONFEF. Lei de Incentivo ao Esporte. Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006. Revista EF – Órgão Oficial do CONFEF, ano IX, nº33, setembro de 2009.

 

DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Araras, SP: Topázio, 1999.

 

DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

 

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.

 

SOARES, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidadeRev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.