Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A participação do PET-Saúde no desenvolvimento das ações do PSE junto à uma Unidade de Saúde
REJANE MALAGGI, Marsam Alves de Teixeira, Arthur Alves de Teixeira, Luciana Barcellos Teixeira

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.2852, é uma política com a finalidade de contribuir com a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, contemplando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuindo para a intersetorialidade e a integralidade em saúde. A inserção da atenção básica dentro das escolas é uma ferramenta que permite a inserção dos profissionais de saúde no contexto escolar e propicia o contato e criação de vínculo com a comunidade estudantil, evidenciando-se suas principais necessidades e oportunizando a promoção de uma saúde integral. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As atividades do PSE foram desenvolvidas em 3 escolas localizadas dentro do território de abrangência da US, as quais somavam juntas 194 alunos e atendiam crianças em idade pré-escolar, com faixa etária de 1 aos 6 anos de idade. As monitoras do PET receberam treinamento quanto à finalidade do PSE. Foi realizada a verificação da situação vacinal, a antropometria e a avaliação da acuidade visual em maiores de seis anos, visto esta ser realizada com base no Teste de Snellen e não contarmos com o aparelho do ‘Reflexo Vermelho’ para a avaliação ocular das crianças menores de seis anos. RESULTADOS: Referente à análise das carteiras de vacinação, percebemos que dos 136 alunos avaliados 53 (38,87%) não tiveram suas cadernetas de vacinação avaliadas, pois não levaram no dia acordado ou os pais alegaram perda, ou extravio da mesma 37 (27,2%) alunos apresentaram situação vacinal em dia e 46 (33,82%) estavam com suas cadernetas atrasadas. Antropometria foi realizada em 100% da amostra, destes 91,92% estão eutróficos, 5,88% com sobrepeso e 2,2% com obesidade. Dos 16 alunos avaliados com teste de Snellen, 2 representando 12,5% apresentaram possível déficit visual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PSE pode potencializar também as ações de outros programas do governo federal, como o Programa Nacional de Imunizações, pois foi enviado bilhete aos pais para atualização do calendário vacinal junto à US. Apesar da baixa identificação de alteração da acuidade visual em decorrência da impossibilidade de realização do teste de reflexo vermelho, consideramos fundamental esta atividade do PSE, já que de acordo com Coelho et al (2010) a visão é responsável pela maior parte da informação e percepção sensorial, sendo um instrumento primordial no processo de aprendizagem fundamental para o envolvimento da criança em atividades intelectuais e sociais. Identificamos que apesar de se tratar de uma área de extrema vulnerabilidade, a grande maioria das crianças se mostraram com um crescimento adequado, nos sinalizando a importância do fornecimento da alimentação dentro das escolas, e um possível impacto do Programa Bolsa Família, já que é no território desta unidade que reside o maior número de famílias beneficiárias. Experiências exitosas como essa precisam de continuidade no território, tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado que permite ações de promoção e prevenção em saúde para um expressivo número de crianças.

Palavras-chave


PET-Saúde; Educação em saúde; Saúde na Escola

Referências


Coelho Angélica da Conceição Oliveira, Marta Daniela de Carvalho, Dias Iêda Maria Ávila Vargas, Salvador Marli, Reis Valesca Nunes dos, Pacheco Zuleyce Maria Lessa. Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem. Esc. Anna Nery [serial on the Internet]. 2010 June [cited 2014  Set.  04]; 14(2): 318-323. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200015&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000200015.