Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO FÍSICA E APRENDIZAGEM LÚDICA
ADRINEY JOSÉ DA SILVA, LOURDES Lago STEFANELO, Ednéia Albino Nunes Cerchiari

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A realidade brasileira, assim como a de outros países, em relação à Educação Infantil passa por um período de expansão. O debate teve maior intensidade no Brasil após a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº. 9394/96, o que estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e direito da criança de zero a seis anos é dever do Estado. Desde então, estão em debate questões que dizem respeito à natureza da criança e sua infância, suas necessidades, seu processo de maturação e construção social. No que se refere à Educação Infantil, discute-se sobre sua especificidade e o currículo a ser trabalhado. Além disso, a articulação de diversos campos de conhecimento científico, as visões fragmentárias presentes na atuação dos profissionais envolvidos, sua formação e condições estruturais de trabalho (BRASIL, 1996). Dentre os saberes colocados em questão, a Educação Física tem sido alvo de pesquisa. Busca-se investigar a contribuição desse componente curricular como área de conhecimento na Educação Infantil. Ao analisar as produções veiculadas nos periódicos da Educação Física percebe-se que os estudos da área da Educação Infantil são relativamente recentes assim como a própria Educação Infantil, que recebeu o status de primeira etapa da Educação Básica há apenas alguns anos. Toda e qualquer criança tem o direito de brincar e estudar e de acordo com a Lei 12.796/13 é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matricula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Os estados e municípios têm até o ano de 2016 para estarem se adequando e oferecendo vagas suficientes para todas as crianças desta faixa etária. Esta Lei não só garante que estas crianças sejam matriculadas, mas também que já tenham início do trabalho de seu desenvolvimento corporal, físico, cognitivo e intelectual nas escolas (BRASIL, 1996). Assim, com esta nova lei, estas crianças passaram a ter oportunidade de estarem trabalhando seu desenvolvimento dentro da escola mais cedo. Enquanto as crianças brincam, o professor de Educação Física precisa tirar proveito deste momento, propiciando momentos de lazer, oferecendo por meio de atividades físicas, conhecimentos para que estes alunos trabalhem suas habilidades motoras.  De acordo com Le Boulch in Melo (1997), a criança por meio de seu próprio corpo em movimento terá a possibilidade de criar, aprender e descobrir, assim se beneficiando em seu desenvolvimento. O professor de Educação Física precisa oferecer atividades físicas de acordo com cada faixa etária e para as crianças da Educação Infantil as atividades não podem ter muitas exigências e as regras devem ser simples e bem claras para a compreensão de todos envolvidos. O professor deve estar direcionando as atividades de forma que não perca o caráter pedagógico e nem o interesse das crianças em estar participando. Muitas vezes as aulas são apenas repetições de exercícios educativos, tornando as aulas sem objetivos e monótonas. Por meio do lúdico e com a utilização dos jogos, procura-se a solução para esse problema a fim de despertar na criança o interesse pela aprendizagem de forma responsável e prazerosa. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: Foram realizadas observações nas aulas de Educação Física com uma das turmas da Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Jardim/MS. As observações foram realizadas com o professor de Educação Física e sua turma, alunos do lº ano, composta por 23 alunos, sendo 10 do gênero feminino e 13 do gênero masculino com idade entre seis e sete anos. O professor realizou atividades em grupo como: brincadeiras de roda, queimada, pega-pega entre outras, com o intuito de trabalhar o físico e motor bem como oferecer alegria para as crianças. As observações foram realizadas durante um período de duas manhãs, somente nas aulas de Educação Física. Foi observada a interação professor com as crianças, entre os alunos. Por meio das observações buscou-se coletar informações sobre a metodologia de ensino e sobre o desenvolvimento das crianças com o foco em saber se as atividades necessárias são planejadas e aplicadas pelo professor. As informações coletadas e observadas foram registradas em uma ficha de observação. Após a coleta de dados, foi realizada a análise das informações e, posteriormente, foi realizada a relação entre todos os dados coletados e o referencial teórico estudado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observamos que o uso da prática de atividades físicas usando o lúdico realmente é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças não somente com as crianças da educação infantil, mas sim de todas as faixas etárias. Na pesquisa bibliográfica os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 1998) prevê que o professor deve planejar e prever atividades que atendam as necessidades da criança. Foi observado que o professor procura administrar suas aulas de acordo com a necessidade dos alunos e de acordo com a ocasião presente, pois houve uma manhã de muito calor e se viu a necessidade de proporcionar atividades diferenciadas. Neste dia o professor propôs aos alunos atividades dentro da sala de aula, onde possuía ar condicionado, as aulas foram de rodas cantadas e pequenos jogos. Os alunos demonstraram grande satisfação e aceitação nesta proposta como resultado.  Em outro momento, as crianças na quadra de esporte participaram de atividades variadas, entre elas a atividade de queimada, atividade esta que os alunos demonstraram gostar mais, pedindo a repetição da mesma por todos os presentes. As crianças executam as atividades sempre eufóricas e interagiam uns com os outros, tendo como resultado a socialização entre todos os envolvidos, tanto professor e aluno, como os alunos entre si. Em relação à ficha de observação, foi possível analisar que os alunos preferem atividades de pequenos jogos e brincadeiras cantadas, estes alunos gostam quando o professor participa junto com eles das atividades propostas. As atividades desenvolvidas possuem como objetivo principal o trabalho da socialização das crianças e como resultado final nas aulas os alunos sempre demonstrar grande satisfação e alegria em estarem participando. Os alunos em todo momento sempre preferiram estar junto com outras crianças, evitando brincarem sozinhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que as atividades lúdicas são recursos preciosos para que se consiga a aplicação de uma educação que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal juntamente com cooperação, companheirismo e respeito. Sempre em parceria com a qualidade do suporte do planejamento, da preparação e da coordenação das atividades lúdicas e também na qualidade da mensagem que será transmitida para os estudantes, com preocupação quanto aos conteúdos para que seja educacional adequado e desejável. E assim, ser possível entrelaçar suporte e mensagem produzindo um veículo adequado à formação de cidadãos plenos, éticos, autoconfiantes e construtivos. Na vida das crianças, brincar e jogar são atos cotidianos e simples. O brincar, o jogar e o brinquedo têm um papel fundamental na aprendizagem e não assumi-los na escola é uma negligência.

Palavras-chave


educação infantil; educação física; lúdico

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ - Brasília: MEC/SEF, 1998. V1 introdução.

 

BRASIL. Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm.>. Acesso em: 19 novembro de 2013.

 

MELO, José Pereira de. Desenvolvimento da consciência corporal. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.