Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Avaliação da capacidade funcional dos pacientes que participaram do projeto Cuidados Continuados Integrados
Joliani Alves de Moraes Rotilli, Mara Lisiane de Moraes Dos Santos

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Os Cuidados continuados integrados (CCI) são entendidos como um processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, focado na recuperação do paciente, que visa promover a autonomia aperfeiçoando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. Em Mato Grosso do Sul o projeto Cuidados Continuados Integrados está sendo executado no hospital São Julião, como uma unidade de convalescência de média duração e reabilitação (UMDR) para atender os pacientes procedentes dos hospitais de agudo de Campo Grande. OBJETIVO: Avaliar a evolução dos pacientes em relação às atividades básicas da vida diária e atividades instrumentais de vida diária após a alta do projeto. MÉTODO DO ESTUDO: Foi realizado um estudo seccional quantitativo com base em dados primários e secundários. Preencheram os critérios do estudo 18 pacientes que participaram do projeto no município de Campo Grande (MS). Foram solicitados os prontuários ao Hospital São Julião e a partir deles foram coletados os dados secundários para provenientes dos resultados das escalas de Barthel e Lawton. Após isto a pesquisadora entrou em contato via telefone com os pacientes convidá-los a participar do estudo e agendou uma visita no domicílio dos pacientes para coletar os dados primários com a aplicação das escalas de Barthel (anexo B) que visa avaliar as atividades básicas da vida diária (AVD) e Lawton (anexo C) para avaliar as atividades básicas instrumentais de vida diária (AIVD). RESULTADOS: Observou-se diferença estatística significante entre os resultados da escala de Barthel nos dois momentos avaliados, sendo 62,50±7,59 pontos a média e desvio padrão do escore no momento da alta e 80,56±4,75 na avaliação do domicílio, com p=0, 036 e não foram observadas diferenças significativas entre os momentos avaliados no que se refere à escala de Lawton, com média e desvio padrão de 2,50±0,42, no momento da alta e 2,89±0,40 na avaliação no domicilio, p=0, 218. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os pacientes melhoraram a capacidade de realizar as atividades básicas de vida diária no domicílio, contudo ainda apresentam dependência leve. Enquanto que nas atividades instrumentais de vida diária não houve melhora e nem piora significantes, eles mantiveram as suas limitações.

Palavras-chave


Atividades Cotidianas. Avaliação Geriátrica. Gerontologia.

Referências


DIAS, A; SILVINA, S.Cuidados integrados um novo paradigma na prestação decuidados de saúde.Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, p. 12-20, jan./mar. 2009.

PORTUGUAL (País). Decreto – lei n. 101/2006, de 6 de Junho de 2006. Diário da República Eletrônico, n. 109 SÉRIE I-A, p. 3856 a 3865, 2006. Disponível em: <http://www.dre.pt/pdf1s/2006/06/109A00/38563865.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2013.