Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CARTOGRAFIA DA REDE DE SAÚDE AUDITIVA DE MACAÉ A PARTIR DO USUÁRIO-GUIA DEFICIENTE AUDITIVO
Jane de Carlos Santana Capelli, Katerine de Souza Martins de Souza Martins, Michel Barcelos de Sousa, Inês Leoneza de Souza, Angelica Nakamura, Maria Fernanda Larcher de Almeida, Nereida Lúcia Palko dos Santos, Raquel Miguel Rodrigues

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


O usuário-guia é uma ferramenta que nos permite percorrer a rede de saúde, experenciando a ideia de Rede Viva, buscando outros espaços para além dos serviços de saúde, obtendo alternativas não apenas nos protocolos, mas também a partir de conexões, encontros e produções não pertencentes a nenhum lugar específico da rede de serviços. Proporcionando maior visibilidade dos caminhos que o usuário percorre. Objetivou-se apresentar a cartografia da rede de atenção à saúde auditiva de Macaé. Para realizar a cartografia, utilizou-se como ferramenta a proposta do usuário(a)-guia, por Merhy. Para a definição do usuário guia a equipe do PET Redes Saudi (professores, preceptores e bolsistas) se reuniu em 5 encontros entre agosto/2014 e maio/2015, iniciando com a discussão teórica sobre o tema. Foi definido que o usuário deveria ter percorrido o máximo de dispositivos disponíveis no município de Macaé e fora dele. Após discussões, preceptores da Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) indicaram uma criança deficiente auditiva assistida na instituição por chamar grande atenção do serviço, selecionando R. como o usuário-guia. Foram realizadas entrevistas com os familiares de R., recolhidas informações em prontuários, exames e relatos de profissionais da rede. Os dados foram discutidos entre a equipe e apresentados na forma de um fluxograma de peregrinação de R. na rede de saúde. Como resultado, N., mãe de R. (masculino, 6 anos), nos concedeu uma entrevista e assinou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em 17 de setembro de 2014. Dos primeiros exames para definir o diagnóstico até a protetização e colocar o Implante Coclear, R. apresentou o seguinte fluxograma de peregrinação: Centro Municipal de Reabilitação (Macaé), Centro de Especialidades Moacyr Santos (Macaé), Regulação Municipal (Macaé), Núcleo de Saúde Mental (Macaé), Centro Municipal de Reabilitação, Amada (Macaé), Hospital Universitário da UFRJ (Rio de Janeiro), Hospital das Clínicas de São Paulo (HC de SP) e Hospital de São José do Rio Preto (São Paulo), Amada, HC de SP, Amada. Concluímos que, apesar da existência de uma rede estabelecida de saúde auditiva em Macaé, esta ainda não é suficiente para a produção plena do cuidado. Ao abordar a realidade desta rede em Macaé, destacamos: o importante papel da atenção básica no cuidado; a (des)continuidade do cuidado na rede; amarras dos fluxos e protocolos da regulação municipal, tornando longo o processo entre o diagnóstico e a reabilitação de R.

Palavras-chave


usuário guia; saúde auditiva; PET Saúde

Referências


Merhy, EE et al. Observatório Nacional da Produção de Cuidado em diferentes modalidades à luz do processo de implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde: Avalia quem pede, quem faz e quem usa. Relatório Parcial. Ministério da Saúde/Secretaria de Assistência à Saúde, 2015.

EPS em movimento. Usuário guia. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-experimentacoes/usuario-guia>. Acesso em: 20 de abril de 2015.

Rolnik S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

Deleuze G, Guattari F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. 1ª edição. São Paulo: Editora 34, 2008. Vol. 3. 4ª reimpressão.

Silva Júnior AG; Merhy EE, Carvalho LC. Refletindo sobre o ato de cuidar da saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA. Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, IMS ABRASCO, 2003. p.113-128, ilus.

Merhy EE, Gomes MPC, Silva E, Santos MFL, Cruz KT, Franco TB. Redes Vivas: multiplicidades girando as existências, sinais da rua. Implicações para a produção do cuidado e a produção do conhecimento em saúde. Divulgação em Saúde para Debate. Rio de Janeiro. 2014. Out, n. 52, pag. 153-164.