Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros
Elisa Beatriz Braga dell´Orto van Eyken, Cristiane Souza Nascimento Baez Garcia, Beatriz Cantanhede Carrapatoso Souza, Poliana Loureiro Navarro de Andrade, Stephanie Mesquita Berto, Tayomara Silva de Menezes, Thaís Villar Figueira da Silva, Tuilla de Oliveira Rodrigues

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Esse trabalho diz respeito às experiências relativas aos encontros com crianças pré-termo e suas famílias, durante o projeto de iniciação científica denominado desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros, no período de outubro de 2014 a setembro de 2015. Esse projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, parecer nº782.809/2014. Os objetivos foram aproximar estudantes de fisioterapia de bebês prematuros e suas famílias, conhecer os anseios familiares sobre desenvolvimento motor, avaliar o desenvolvimento motor dos bebês, conhecer as oportunidades oferecidas pelo domicílio para esse desenvolvimento, estimular a aquisição motora e orientar estímulos lúdicos domiciliares. Foram realizados encontros semanais ou quinzenais com famílias de oito bebês com até 18 meses. Os convites foram entregues nas unidades de saúde da comunidade pelos profissionais do serviço. As oportunidades do domicílio foram determinadas pelo Affordance in the Home Environment for Motor Development – InfantScale. O desenvolvimento motor foi avaliado pelo Teste da Performance Motora (TIMP) e pela Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Todos os bebês apresentavam desenvolvimento motor suspeito, de acordo com os instrumentos de avaliação, foram estimulados de acordo com as necessidades apresentadas. Os domicílios variaram entre alta, média e baixa oportunidade para o desenvolvimento motor e orientações foram fornecidas às famílias. Os encontros permitiram nos aproximar das mães e conhecer as dificuldades e os anseios delas, as oportunidade para o desenvolvimento presentes nos domicílios e o desenvolvimento motor dos bebês. No entanto, a participação apenas de mães, sem a presença dos pais, pode diminuir a possibilidade de oferta de estímulos no domicílio. Entretanto, o vínculo com o grupo se mostrou forte, pois as orientações personalizadas foram seguidas e se mostraram benéficas para o desenvolvimento dos bebês. Apenas uma criança abandonou os encontros. Esse projeto continua acontecendo e cada criança será estimulada até os dois anos de idade corrigida. Após esse período, criança e família serão acompanhadas semestralmente até o final do sexto ano de vida. Dessa forma, qualquer mudança no desenvolvimento neuropsicomotor de susteito para atípico será prontamente detectada. Espera-se que essa ação possa prevenir ou minimizar as alterações de coordenação motora e equilíbrio comuns nos prematuros na idade pré-escolar.

Palavras-chave


prematuro; família; desenvolvimento infantil

Referências


•Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília-DF, 2006. •MAIA, P.C.; SILVA, L.P.; OLIVEIRA, M.M.C.; CARDOSO, M.V.L.M.L. Desenvolvimento motor de crianças prematuras e a termo – uso da Alberta Infant Motor Scale. Acta Paul. Enferm., v.24, n.5, p. 670-5, 2011. •MAGALHÃES, LC; REZENDE, FCA; MAGALHÃES, CM; ALBUQUERQUE, PDR. Análise comparativa da coordenação motora de crianças nascidas a termo e pre termo, aos sete anos de idade. Rev. Bras. Saúde matern infant., v. 9, n.3, p. 293-300, jul-set., 2009. RUGOLO, L. M. Crescimento e desenvolvimento a longo prazo do prematuro extremo. J Pediatr, Rio de Janeiro, v.81, supl. 1, p. 101-110, 2005.