Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Desafios metodológicos na integração de conteúdos: a experiência do curso de medicina da PUC Minas/Betim
Adriana Diniz de Deus

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Formar profissionais com conhecimento técnico clínico e cirúrgico que adote uma abordagem integral do ser humano, apto a trabalhar em equipes multiprofissionais em redes de atenção à saúde, comprometido com a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, familiares e comunidades tem sido o desafio do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim. Este curso está em fase de implantação, com a primeira turma atualmente cursando o 7º período. O projeto pedagógico tem como diferencial o fato de traduzir em suas estratégias as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura para cursos de medicina. Podemos destacar algumas destas estratégicas como: o Projeto Município Escola; o Incentivo a Pesquisa; a Capacitação em Gestão; o Mentoring e as disciplinas das Práticas Integradoras oferecidas do 1º ao 12º período do curso. Este trabalho pretende relatar as principais metodologias de implantação e desenvolvimento da disciplina Integradora “Introdução ao Raciocínio Clínico e Epidemiológico I” (IRCE1), com a intenção de colaborar na discussão dos diversos questionamentos metodológicos que esta proposta de integração nos coloca. O professor da IRCE I tem como diretriz coordenar a integração dos conteúdos das diversas disciplinas do primeiro período, incluindo as experiências vivencias pelos alunos na atenção básica, no contexto da saúde integral da mulher, com ênfase na promoção e prevenção, considerando as áreas de competência da prática médica: atenção à saúde, educação em saúde e gestão em saúde. Para tal finalidade foi imprescindível que a professora integradora conhecesse os conteúdos dos Planos de Ensino das diversas disciplinas do período. Em seguida a professora elaborou a lista dos temas eixos que seriam abordados nos encontros da IRCE I. A partir de uma tabela elaborada com a lista dos temas eixos, na vertical e o nome das disciplinas na horizontal, os professores do período, em reunião, ressaltaram os “pontos de interseção” entre os diversos conteúdos das disciplinas. A partir dos temas eixos e destes pontos de interseção foram elaborados os conteúdos dos quatorze encontros dequatro horas de duração da IRCE 1. A seguir foram escolhidas metodologias capazes de facilitar a discussão dos temas, a integração dos conteúdos escolhidos e a maior participação do aluno noprocesso de ensino-aprendizagem. O primeiro tema eixo é Sexualidade. Primeiramente utiliza-se a “A Dinâmica das Frutas”, com propósito de debater sobre o corpo feminino e masculino e seus sistemas genitais e conhecer um método de educação popular em saúde. Em seguida aprofunda-se o conhecimento em anatomia com uma aula expositiva dialogada e logo após trabalhos em grupos utilizando manequins.A partir das principais dúvidas dos alunos e após leitura da bibliografia recomendada, que apresenta a fisiologia das respostas sexuais humanas e as principais teorias psicológicas do desenvolvimento da sexualidade, inicia-se um debate sobre Sexo, Sexualidade e Erótica. O segundo tema eixo: Direitos Reprodutivos e Sexuais. Após leitura da bibliografia e uma breve exposição da professora, os alunos realizam trabalho em grupo para elaboração e apresentação de um flip-chart, material didático utilizado em educação em saúde, contendo orientações sobre métodos anticoncepcionais, a ser entregue para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em seguida é realizada uma apresentação dialogada sobre Abordagem ao Casal Infértil e Aconselhamento Pré-Concepcional integrando conteúdos com as demais disciplinas. O terceiro tema eixo: Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Após leitura da bibliografia os alunos elaboram em grupos, utilizando internet, o material para montagem de um Álbum Seriado sobre o tema. Segue a apresentação dos grupos em plenária e o encaminhamento do material elaborado para uma das UBS onde estagiam. O quarto tema eixo: Diagnóstico de Gravidez e Primeira Consulta de Pré-natal. Após leitura da bibliografia a professora realiza uma exposição dialogada sobre os dois temas. Os alunos apresentam suas observações sobre como estão organizados os pré-natais nas UBS onde estagiam e a professora provoca um debate sobre o acolhimento, grupos educativos, trabalho em Redes de Atenção, sobre território, visitas domiciliares, busca ativa e outros dispositivos presentes na proposta do Sistema Único de Saúde. O quinto tema eixo é o Acompanhamento Pré- Natal. Durante cinco encontros os alunos discutem os casos clínicos utilizando-se de roteiros, que foram elaborados previamente pela professora. Este debate possibilita aos alunos terem uma avaliação ampla do processo saúde doença como também permite integrar os conteúdos com as diversas disciplinas do período. Intercalando a apresentação dos casos clínicos a professora realiza apresentações dialogadas e simulações abordando os diversos subtemas. O sexto tema eixo é o Trabalho de Parto, Parto, Nascimento e Puerpério. As metodologias são variadas e foram elaboradas, entre elas: apresentação dialogada sobre vários subtemas; aulas de anatomia do assoalho pélvico com manequins; apresentação sobre os exercícios fisioterápicos para fortalecimento da musculatura pélvica; apresentação de filmes sobre partos; discussão sobre parto normal e cesarianas no Brasil; simulação do parto normal e humanizado utilizando encenação e manequins. O último tema eixo: Incentivando o Aleitamento Materno. São realizadas: apresentação dialogada sobre anatomia das mamas e abordagem da fisiologia do aleitamento materno; trabalho em grupo com manequins; discussão sobre “Hospital e UBS Amigos da Criança” e uma simulação com a participação de uma integrante da equipe do Banco de Leite do Município, onde uma puérpera com dificuldades para amamentar seu filho recém nascido solicita orientação para um dos alunos. Os conteúdos abordados e as metodologias utilizadas necessitam de permanente aprimoramento para que os objetivos desta disciplina integradora sejam alcançados. Este esforço, realizado pela equipe de professores do período e colegiado do curso, tem sido avaliado positivamente ao se observarque a disciplinaIRCE 1 está atendendo as expectativas ecumprindo a função a qual foi criada. Alguns aspectos organizacionais facilitam este processo de trabalho, como: a infraestrutura oferecidapara esta disciplina, que conta com uma sala multimeios, um laboratório de simulação e de muitos equipamentos didáticos. O pagamento dos professores integradores de horas de dedicação, o que possibilita melhor preparação das aulas e momentos de encontro entre professores e a ajuda  de um grupo de alunos monitores, mais a realização da semana de avaliação e planejamento dos professores com o colegiado do curso, que ocorre no  final de cada semestre. Um dos desafios desta proposta é o desenvolvimento de habilidades necessárias ao professor integrador. Ele deve ser criativo, didático, conhecedor dos processos e programas da atenção básica, ter capacidade de agregar conhecimentos das diversas disciplinas, além de motivar a grupalidade e atitudes dialógicas entre professores do período. Torna-se importante, portanto que o curso mantenha constantes espaços de encontros entre os professores e investimento na educação permanente destes profissionais. Muito se tem discutido sobre a importância da integração dos conteúdos das diversas disciplinas inseridas no contexto do raciocínio clínico e epidemiológico e incorporados à prática em serviços de saúde para a qualificação da aprendizagem do aluno do curso de medicina. Porém, o grande desafio continua sendo como implantar esta proposta no cotidiano do ensino-aprendizagem. Como traduzir a diretriz de integralidade e a estratégia da disciplina integradora em um efetivo processo de ensino? Como integrar e dar significado para aprendizagem de disciplinas básicas?  Quais metodologias são mais eficazes? Estas são questões que devem ser constantemente realizadas e respondidas no cotidiano de quem aceita o desafio da integração como também objeto de pesquisas científicas que possam apontar caminhos mais eficientes para alcançar os objetivos propostos pelas disciplinas integradoras.

Palavras-chave


educação médica; integração de conteúdos; metodologia

Referências


não se aplica