Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Teoria e prática do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP): experiência de acadêmicos de Medicina do 4º ano, na disciplina de Atenção à Saúde da Mulher
Taise Namie Nakata, Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Elizete da Rocha Vieira de Barros, Flávia Palla Miranda, Kamila Folha Falcão, Bethania Silva Ramos, Laís de Oliveira Lima, Claudete Ferreira do Nascimento, Luciana Cafure

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) consiste na mudança de um modelo clínico centrado na doença para um modelo de atenção centrada na pessoa, visando à ampliação do olhar sobre a saúde do indivíduo e considerando aspectos físicos, socioculturais e psíquicos. Esse método foi aplicado pelos alunos do 4º ano do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na disciplina de Atenção à Saúde da Mulher, em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município de Campo Grande-MS.Desenvolvimento do trabalho: A disciplina de Atenção à Saúde da Mulher abrange temas sobre Ginecologia e Obstetrícia, integrados à Saúde da Família e Comunidade. Consiste em aulas teóricas semanais, em que são apresentados roteiros com temas específicos, como visita domiciliar, ferramentas de abordagem familiar e o MCCP, que conectam a Saúde da Mulher à Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na mesma semana, os conteúdos teóricos eram praticados nas UBSF. A experiência do MCCP ocorreu na Unidade, através de consulta, momento em que foram explorados os componentes: doença e experiência da pessoa em estar doente; pessoa como um todo; elaboração de um projeto terapêutico comum entre o médico e o paciente; prevenção e promoção de saúde na prática diária; relação médico-paciente e uso realista dos recursos disponíveis. Resultados e/ou impactos: Essa foi a primeira experiência dos acadêmicos de Medicina com o MCCP, que gerou muito aprendizado e mudança de paradigmas. Não há uma rotina de se questionar, durante a consulta, sobre os aspectos subjetivos, sentimentos, expectativas em relação ao problema de saúde. E tais aspectos promovem o fortalecimento da relação médico-paciente, já que existem muitos aspectos da vida além dos biológicos que podem influenciar no agravamento das doenças do paciente e em sua qualidade de vida. O método permitiu enxergar problemas mais amplos, já que, diferentemente da abordagem centrada na doença, foram considerados, durante a consulta médica, os aspectos biopsicossociais e o contexto de vida, família e comunidade onde o paciente está inserido. Apesar das dificuldades com a estrutura, do não comparecimento dos pacientes já acompanhados nas visitas domiciliares e da falta de experiência dos pacientes, profissionais e dos acadêmicos com o método, todos os componentes foram explorados e registrados no roteiro. Utilizando tecnologias leves, permitiu-se ao paciente a livre expressão de suas preocupações, emoções e dúvidas, além de envolver o paciente na construção do seu tratamento.Considerações finais: Embora tal metodologia ainda não seja parte da rotina dos cursos de Medicina, é importante que todo aluno conheça o método e possa aplicá-lo durante sua vida profissional. Isso tornará o atendimento individual integral, humanizado, fundamentado na parceria e na busca de construir o cuidado mediante ações dentro do consultório, mas conectado com a realidade da pessoa atendida.

Palavras-chave


Assistência Centrada no Paciente; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

Referências


BRASIL. Ministério a Saúde. Curso Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. Abordagem Centrada na Pessoa. 2013. Disponível em:<http://pt.slideshare.net/thersus/apresentao-7-ateno-centrada-na-pessoa>. Acesso em: 05 Set. 2015.

BRITTEN, N.; STEVENSON, F. A.; BARRY, C. A. et al. Misunderstandings in prescribing decisions in general practice: qualitative study. BMJ, n.320, p.484-488, 2000.

CERON, M. Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa. 2012. Disponível em:<http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade24/unidade24.pdf>. Acesso em: 10 Set. 2015.

DITTERICH, R. F.; GABARDO, M.C . L.; MOYSÉS, S. J. As Ferramentas de Trabalho com Famílias Utilizadas pelas Equipes de Saúde da Família de Curitiba, PR. Saúde Soc., São Paulo, v.18, n.3, p.515-524, 2009.

LANG, F; FLOYD, MR; BEINE, KL. Clues to patients’ explanations and concerns about their illnesses. A call for active listening. Arch. Fam. Med., v.9, n.3, p.222-227, 2000.

LOPES, J. M. C. Consulta e abordagem centrada na pessoa. In: GUSSO, G.; LOPES, J. M .C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.  p. 113-123.

LOPES, J. M. C. ; DIAS, L. C. Abordagem centrada na pessoa. 2012. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/comunidadedepraticas/abordagem-centrada-na-pessoa>. Acesso em: 05 Set. 2015.
NORMAN, AH; TESSER, CD. Prevenção quaternária na atenção primária à saúde: uma necessidade no Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pub., v.25, n.9, p.2012-2020, 2009.

STEWART, M; BROWN, JB; WESTON, WW et al. Medicina Centrada na Pessoa – Transformando o método clínico. 2ª Ed., Porto Alegre : Artmed, 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health promotion: concept and principles in action – a policy framework. WHO, London, 1986.