Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PERCEPÇÃO ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE SAÚDE E CIDADANIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS
Ariele dos Santos Costa, Leila Simone Foerster Merey, Amanda Castelo Girard, Natália Matos Tedesco, Geisy Hellen Mamedes Silva, Mayra Alves Meireles, Hullyana Aguiar da Silva, Karina Candia da Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O estabelecimento de parcerias entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade é uma importante estratégia para facilitar a construção do conhecimento a partir da reflexão crítica da realidade. A disciplina de Saúde e Cidadania do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem por objetivo a formação de um profissional capacitado a atuar no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com base no perfil epidemiológico da população, promovendo integralidade do cuidado. Este trabalho tem como objetivo relatar o ensino prático dessa disciplina na atenção primária a saúde do município de Campo Grande, MS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de discentes e docentes dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, cuja a principal finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva. A disciplina de Saúde e Cidadania está presente em todos os semestres do curso e proporciona aos acadêmicos a articulação teórico-prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença em todos os níveis de atenção à saúde. Aprendemos sobre a organização dos níveis de atenção à saúde, a conhecer os conceitos vigilância, risco e vulnerabilidade, compreender a população, a família, o território e a autonomia dos usuários do sistema de saúde, desenvolvendo formas de aplicá-los na atuação profissional para a resolutividade no cuidado multiprofissional, além de aplicar os instrumentos como: ecomapa, genograma e realizar plano terapêutico singular. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Muitos acadêmicos conseguiram, com as vivências na disciplina compreender, por exemplo, a interferência do baixo nível social, econômico e educacional da população sobre o processo saúde-doença e sobre a efetividade das ações de saúde. As atividades realizadas fortaleceram os conhecimentos sobre as políticas de saúde e educação, favorecendo a integração ensino-serviço. Destaca-se a maior satisfação dos usuários com os serviços prestados nos locais em que a universidade está presente, o que fortalece ações e atividades de ensino e assistência. Percebe-se que a demanda de atividades de rotina nos serviços de saúde dificulta a participação dos trabalhadores em atividades com os acadêmicos.Recomenda-se que a disciplina também promova intervenções realizadas conjuntamente por acadêmicos e profissionais de duas ou mais áreas. Embora essa integração de outros cursos da área da saúde seja dificultada pelo fato de possuírem níveis diferentes de inserção em atividades na rede pública de saúde, bem como também pela inexistência dessa disciplina ou semelhante. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A criação de mais oportunidades de encontro entre os estudantes de graduação das áreas envolvidas possibilitaria uma vivência multidisciplinar e interdisciplinar entre eles, potencializando a integralidade como princípio da formação. O enfrentamento desses desafios, sem dúvida, resultará em medidas estruturantes para o fortalecimento do ensino para a atenção primária, consolidando não apenas o SUS, mas também qualificando as práticas do cuidado em saúde em todos os níveis e pontos da rede.      

Palavras-chave


ensino; serviço; comunidade; fisioterapia; saúde e cidadania;