Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- Um relato de experiência
Daniel Dittrich Dittrich Borda, Gladys Brodersen Brodersen

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O VER-SUS/Brasil busca facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS; seus princípios e diretrizes. São eixos estruturantes a aprendizagem significativa, pedagogias problematizadoras, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Tem como perspectiva teórico-prática oferecer ce­nários de ensino-aprendizagem e propostas peda­gógicas afinadas com os princípios e diretrizes do SUS, concepção de saúde ampliada, mudança dos modelos de gestão e atenção, rede enquanto espaço de aprendizagem linhas de cuidado, educação permanente, integração ensino-serviço e participação popular. Descrição da experiência. Sua forma de funcionamento está dividida em três modalidades: comissão organizadora, viventes e facilitadores. A comissão organizadora é composta por acadêmicos e professores apoiadores. Esta comissão é responsável pela seleção e formação dos alunos inscritos assim como a escolha dos facilitadores. Na modalidade de viventes a inscrição se dá através de edital, onde os alunos matriculados nas universidades se inscrevem dispostos a participar do projeto. E na modalidade facilitador, o acadêmico selecionado tem a tarefa de mediar seus grupos a fim de desenvolver um senso crítico sobre SUS e todo seu funcionamento. No ano de 2013 o Estado de Santa Catarina foi contemplado com a primeira edição do VER-SUS na cidade de Florianópolis, e no ano de 2014 com duas novas edições, uma na cidade de Blumenau - Vale do Itajaí e outra na cidade de Chapecó – Extremo Oeste.Em julho de 2014, um grupo de x alunos da UNIVALI participaram da edição Vale  com representantes nas três modalidades descritas.Impacto: Após o término do VERSUS/Vale os 29 acadêmicos da UNIVALI que participaram do projeto retornaram com sede de compartilhar todo o conhecimento que foi adquirido durante o VERSUS. Como produto inicial, toda semana os acadêmicos estão se reunindo para discutir e criar propostas de disseminação deste conhecimento para os demais alunos da universidade. Também participaram de um debate da UCE – União Catarinense dos Estudantes afim de retirar propostas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Estão promovendo rodas de conversas semanais em diferentes locais dentro da universidade com temas da atualidade e organizando a fundação da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de caráter interdisciplinar. A próxima edição do VERSUS na região da Foz do Rio Itajaí terá como sede a UNIVALI e para essa concretização existe a organização do seminário. Considerações finais: Entendemos que a participação dos universitários no VERSUS-Vale: promoveu mobilização dos alunos, fortaleceu uma formação em saúde, formou militantes para o SUS e despertou encantamentos. Pretendemos com ações que estamos desenvolvendo estimular e contribuirá a formação de profissionais para o SUS, comprometidos eticamente com seus princípios e diretrizes, e que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações na sociedade. Concluímos que os estágios são importantes dispositivos que permitem experimentar um novo espaço de aprendizagem, possibilitando a formação de profissionais comprometidos com o modelo da integralidade proposto pelo SUS.

Palavras-chave


Estágios, Sistema Único de Saúde, Educação continuada

Referências


Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. (2004a). VER-SUS Brasil: Caderno de Textos. Brasília, DF: Autor.

Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. (2004b). Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a Educação Permanente em saúde: pólos de Educação Permanente em saúde. Brasília, DF: Autor.