Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ
Mayara Sabrina Luz Miranda, Ana Carla Alcântara Andrade, Shayene Fonseca Teixeira, Danielle Tupinambá Emmi, Helder Henrique Costa Pinheiro, Marizeli Viana de Aragão Araújo, Regina Fátima Feio Barroso

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Sistema Único de Saúde apresenta a Atenção Básica (AB) como o principal atendimento de entrada dos usuários ao sistema. O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) tem como objetivo promover a melhoria do acesso e qualificar as unidades básicas de saúde, estimulando a ampliação do acesso e garantia do padrão de qualidade na saúde publica brasileira. Verificar a satisfação do usuário com as equipes de saúde bucal (ESB) na atenção básica em relação ao acesso e qualidade dos serviços prestados pelas equipes que participaram do primeiro ciclo de avaliação externa (AE) do PMAQ Pará. Trata-se de um estudo transversal realizado em 128 municípios do Pará, através de um trabalho conjunto entre Universidade Federal do Pará, Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará. A equipe de trabalho da AE foi constituída por 8 supervisores e 12 equipes de campo com 3 avaliadores em cada uma. Foram entrevistados 1401 usuários, sendo selecionados 498 que referiram terem tido atendimento pelo cirurgião dentista (CD). Os resultados obtidos foram transferidos para uma planilha eletrônica de dados. A espera para a consulta pelos 498 usuários que tiveram acesso ao tratamento odontológico variou de 0 a 60 dias, sendo que 169 usuários esperaram 1 dia. O número de usuários que tiveram retorno aprazado até o final do tratamento foi de 222, porém a maioria foi não teve retorno garantido (276). O atendimento de urgência por problema bucal foi procurado por 183 usuários, mas 219 não tiveram necessidade deste atendimento. Apenas 153 tiveram atendimento de urgência na unidade que frequentavam, sendo que 113 atendimentos foram realizados na mesma hora sem marcação. O tempo para ser atendido na unidade variou de 0 a 95 minutos, com 21 indivíduos sendo atendidos em 30 minutos. Observou-se que apenas 35,54% dos usuários que foram entrevistados durante a AE da atenção básica no Pará, relataram ter recebido atendimento odontológico. Isto demonstra a dificuldade de acesso que esta população tem aos serviços odontológicos, devido muitas das equipes de estratégia de saúde da família não apresentarem Equipes de Saúde Bucal em sua composição, refletindo no perfil epidemiológico e na baixa cobertura da atenção básica de saúde bucal no estado.    

Palavras-chave


Assistência Odontológica; Atenção Primária à saúde; Epidemiologia