Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A ATIVIDADE FÍSICA COMO FORMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO NA SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tatiane Motta da Costa e Silva, Raquel Cristina Braun da Silva, Jaqueline Copetti, Susane Graup

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: A atividade física, quando bem orientada, pode contribuir de maneira significativa no processo de prevenção e tratamento de usuários em sofrimento psíquico, visto que sua prática regular proporciona benefícios físicos e mentais que auxiliam no tratamento e prevenção de agravos decorrentes de comportamentos sedentários e maus hábitos alimentares frequentemente observados entre os usuários. Diante disso, o estudo teve como objetivo relatar as atividades desenvolvidas com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) de Uruguaiana/RS. O estudo caracteriza-se por ser de natureza descritiva relatando uma experiência vivenciada por residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. As atividades foram realizadas entre os meses de maio e setembro de 2015, envolvendo práticas variadas como jogos, brincadeiras, visitas à pontos turísticos do município, palestras sobre o cuidado em saúde, além, de atividades de coordenação, expressão corporal, equilíbrio e estimulação cognitiva. As praticas ocorrem nas dependências do CAPS II e em espaços públicos como praças e parques do município. Com o decorrer das ações foi possível perceber que os usuários apresentaram uma melhora considerável, como o aumento da flexibilidade, da força muscular e da mobilidade, além da melhora na coordenação motora fina e global e nos aspectos cognitivos, colaborando diretamente com a autonomia destes usuários. As atividades funcionaram também como um recurso inclusivo e cooperativo, desenvolvendo o trabalho em equipe, a socialização, o respeito e a confiança entre eles, o que refletiu diretamente no convívio diário com demais usuários e com os funcionários do serviço. A partir dos resultados alcançados com as intervenções acredita-se que foi possível proporcionar aos usuários do CAPS II uma prática prazerosa que age de forma direta e significativa em seu tratamento e na prevenção de futuras doenças, tanto em aspectos biológicos quanto em aspectos psicológico. Além disso, destaca-se que o profissional de Educação Física e o Fisioterapeuta possuem uma importante função na saúde mental, apesar, de nem sempre serem reconhecidos, pois é através da atuação destes profissionais que ocorre um olhar, por parte dos usuários, mais atento para a prevenção e o cuidado diário com a saúde. Por fim, constatamos que as ações realizadas por esses profissionais na saúde mental contribuem com a integração dos sujeitos com o meio, valorizando uma visão integral de ser humano e possibilitando o exercício de seus direitos de cidadãos, refletindo diretamente na qualidade de vida destes usuários.

Palavras-chave


Atividade Física; Saúde Mental; Usuários.

Referências


Abib, LT, Alves, CTP. Educação física e saúde mental: refletindo sobre o papel das práticas corporais. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador, p. 1 – 6, set. de 2009.

Amâncio Filho, A. Dilemas e desafios da formação profissional em saúde. Interface, Botucatu, v. 8, n. 15, 2004.

Kantorski LP, Coimbra VCC, Demarco DA, Eslabão AD, Nunes CK, Guedes AC. A importância das atividades de suporte terapêutico para o cuidado em um Centro de Atenção. Rev. enferm. saúde, Pelotas (RS) 2011 jan-mar;1(1):4-13.