Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA BRASILEIROS: FATORES DE MOTIVAÇÃO E NECESSIDADES DE APOIO
ELAINE FRANCO DOS SANTOS ARAUJO, ADRIANA CAVALCANTI DE AGUIAR, WILSON COUTO BORGES, DENISE ESPIÚCA MONTEIRO, ELIANE BERINQUÉ BRAGA, GUILHERME CANEDO BORGES

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Estado brasileiro tem avançado no exercício do preceito constitucional da “ordenação da formação” para o Sistema Único de Saúde (SUS) e diversas políticas públicas têm sido formuladas para aproximar os setores Saúde e Educação. Nos últimos anos, o Ministério de Saúde e o Ministério da Educação criaram, em conjunto, programas para promover mudanças no ensino e nas práticas de saúde, como Pró-Saúde, Pet-Saúde, Pró-Residência, PROVAB, para fortalecer a formação de profissionais para atender às necessidades da população brasileira. No entanto, ainda existem alguns nós críticos na implementação de tais políticas e programas, cabendo fortalecer o trabalho de preceptores em programas de residência médica e multiprofissional. Este estudo objetivou contribuir para preencher uma lacuna na literatura brasileira sobre a formação profissional em saúde, investigando programas de residência, com ênfase nas atividades desempenhadas pelos preceptores. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de uma pesquisa com metodologia de investigação quantitativa mediante preenchimento de questionário eletrônico enviado aos preceptores por email. Participaram 361 preceptores de 62 programas em cinco áreas do conhecimento: Medicina de Família e Comunidade, Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Multiprofissional de Saúde da Família, Multiprofissional de Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica. RESULTADOS: Foram obtidos dados de preceptores nas cinco regiões do país, os dados coletados caracterizam vínculo empregatício, fatores de motivação, mecanismos de apoio à preceptoria e necessidades percebidas pelos preceptores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo está em fase de consolidação e análise dos dados e permite avançar na discussão das experiências e percepções dos preceptores de programas de residência face às características do processo de trabalho. É grande a responsabilidade das residências como fator de ordenação da formação e a formação especializada adequada agrega qualidade e resolutividade às ações do SUS, por isso, o conhecimento da realidade e das experiências dos preceptores dos programas de residência pode subsidiar a qualificação dos mesmos e potencializar políticas de apoio à atividade de preceptoria.

Palavras-chave


Preceptoria; Programas de Residência; PROCESSO DE TRABALHO.

Referências


Brasil, Lei No. 11.129, de 30 de junho de 2005, Portaria Interministerial MEC/MS n° 1001/2009, e Portaria Interministerial MEC/MS no. 2.087/2011.

Wuillaume, SM. O Processo Ensino-Aprendizagem na Residência em Pediatria: uma Análise. Tese de Doutorado. Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, 2000, p. 13.