Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Estágio de Vivência no SUS Bahia: experiência das Mediadoras de Aprendizagem
Anne Caroline Santos, Marta Silva de Moura

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Estágio de Vivência no SUS Bahia (EVSUS) é um programa que insere estudantes de graduação no cotidiano do Sistema Único de Saúde de um determinado município, objetivando induzir mudanças na formação em saúde, pois esta experiência proporciona aos mesmos um aprendizado diferente do vivenciado dentro da academia. O EVSUS pode ser experimentado na condição de vivente ou de mediador. Os mediadores de aprendizagem são estudantes que já vivenciaram o estágio anteriormente, que assumem o papel de problematizadores, estimulando e moderando os debates durante a imersão do estágio. Objetivo: Descrever a experiência de participar do EVSUS como mediadoras de aprendizagem e sua reverberação na formação em saúde. Metodologia: Estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência, que visa relatar a experiência de duas acadêmicas, dos cursos de psicologia e enfermagem, sobre a participação no EVSUS na condição de mediadoras de aprendizagem. Resultados: Durante a imersão do estágio houve um primeiro momento para revisão sobre o SUS, onde discutiu-se dados históricos, políticos e econômicos do atual cenário da saúde nacional. O momento seguinte correspondeu as visitas diárias aos serviços públicos de saúde municipal e estadual, conhecendo rotinas e funcionamento das unidades, e como os serviços se articulam entre eles. Desse modo, foram visitados unidade básica de saúde, núcleo de atenção a saúde da família, centro de atendimento psicossocial, centro de emergência odontológica, a central de regulação do município. Conhecemos ainda a forma como os distritos sanitários se relacionam com as secretarias municipal e estadual de saúde e um assentamento do movimento dos trabalhadores rurais sem terra enquanto participação do movimento social em saúde. Durante todas as noites da imersão, o grupo formado por sete estagiários e dois mediadores, reunia-se para aprofundar as temáticas vivenciadas, seguida de socialização com os outros dois grupos de viventes/mediadores. Em todos os momentos de diálogo, buscamos criar condições favoráveis para o aprendizado através de dinâmicas, problematizações, proposições, organização das visitas e discussões coletivas. Foi possível aproveitamento satisfatório do estágio, pois conseguimos despertar o interesse dos viventes nas atividades e uma reflexão sobre o SUS a partir de outro referencial, desmistificando algumas questões sociais que envolvem o sistema. Conclusão: Ser mediadora em um estágio como o EVSUS concretizou-se como uma forma eficiente de aproximação do acadêmico da realidade do SUS, ampliando seu conhecimento sobre sua construção, condições atuais, dificuldades e potencialidades. Essa experiência tornou-se fundamental para nossa formação profissional, pois na perspectiva de promoção da formação em saúde, permite aos mediadores o despertar crítico-reflexivo e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para lidar com situações problemas e grupos heterogêneos, com o foco no empoderamento do estudante diante das problemáticas existentes no sistema.

Palavras-chave


EVSUS, Mediadoras.