MELHOR PREVENIR: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS JUNTO A USUÁRIOS EM RISCO DE DESENVOLVER DIABETES MELLITUS
Resumo
APRESENTAÇÃO: A educação em saúde, associada ao autocontrole das doenças associadas, modificação dos risco, à atividade física e à dieta alimentar, é importante instrumento para controlar os pacientes com risco de desenvolver o Diabetes. O conhecimento da doença está relacionado à melhora da qualidade de vida, à redução do número de descompensações, ao menor número de internações hospitalares . Na ESF 4406 do município de Ceilândia de Distrito Federal, foi proposta intervenções psicoeducativas visando o empoderamento dos pacientes sobre os fatores de risco de desenvolver o Diabetes Mellitus. Em nossa área de abrangência a população alvo serão 64 pacientes, a amostra (n=30) com risco de Diabetes Mellitus registrado no SIAB da equipe. Serão inclusos os pacientes de 18 a 79 anos com risco segundo os critérios clinico estabelecido foi identificada a necessidade de que eles adquiram mais conhecimentos sobre a doença. A principal estratégia foi utilizar atividades psicoeducativas ,depois de receber as aulas, os usuários responderam a um segundo questionário para confirmar a eficácia da atividade educacional. A intervenção educativa realizada foi eficaz no que se refere ao empoderamento dos pacientes sobre risco de desenvolver o Diabetes, tacada-se que não ouve evasão dos participantes o que chama a atenção quanto a necessidade sentida resultante no interesse da população.Conclui-se que é necessário efetivação das ações educativas com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento de nossa população e estimulando a autonomia dos sujeitos com esses e outros temas nos diferentes grupos populacionais sempre selecionando após diagnostico situacional O tema sobre a Diabetes Mellitus em pacientes com risco de desenvolver a doença foi muito importante para a população de minha área, conseguimos elevar o nível de conhecimento sobre o Diabetes Mellitus nestes pacientes com risco . Passamos informação sobre o que é o Diabetes, o tratamento, os sintomas e os fatores de risco associados, explicamos também a importância do controle das doenças associadas e de efetuar a dieta conforme orientação do especialista e os benefícios dos exercícios físicos para esses pacientes. Durante a intervenção foram aplicados pré e pós-teste, junto aos 30 participantes não havendo nenhuma evasão durante os encontros. Tiveram preferência os pacientes com risco de diabetes incluídos no estudo com idade entre 56 e 65 anos, o sexo masculino. O nível de informação sobre Diabetes Mellitus antes da intervenção educativa era regular, depois das aulas e orientações passou para o nível bom. A intervenção educativa aplicada foi eficaz no que se refere ao aumento do nível de conhecimento sobre o Diabetes em pacientes com risco de desenvolver a doença. Outro aspecto a ser destacado sobre a permanência dos participantes nos encontros apoia a ideia de que aulas psicoeducativas combinadas com assuntos sobre diabetes e cognição podem ser mais atraentes para o grupo incluso, do que uma intervenção com foco exclusivo na doença. Outra vantagem do presente projeto e a priorização das atividades coletivas, como os grupos e as palestras informativas, com objetivo de aumentar adesão da equipe as ações preventivas destinadas a população em geral, evitando o predomínio de atividades individuais de cunho prioritariamente curativo. Também se conseguiu uma infraestrutura de apoio para os grupos, que consistiu em: uma sala reservada para discussão em grupos e exposições e demanda por consulta médica regular diminuiu (considerando os pacientes dos grupos controlados) Limitações do estudo atual incluem uma amostra relativamente pequena, e um número de sessões psicoeducativas limitado frente à complexidade dos temas abordados. Para os próximos PI, sugere-se a replicação da metodologia do presente estudo, porém com uma intervenção mais prolongada e com avaliações dê seguimento para detectar manutenção dos ganhos documentados e possíveis modificações nos estilos de vida dos pacientes
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