Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO PERMANENTE E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Maria Luci Esteves Santiago, Ayla Maria Calixto de Carvalho, Andreia Alves de Sena Silva, Francisco das Chagas de Sá e Pádua, Renara Maria C. de Carvalho, Smithanny Barros da Silva

Última alteração: 2015-11-05

Resumo


APRESENTAÇÃO: O processo de formação das equipes de educação e de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) é um compromisso das três esferas de governo e deve ser trabalhado de maneira contínua e permanente, constituindo o componente 3 do Programa. Destaca-se como foco das formações a realização de atividades de educação permanente de diversas naturezas, junto aos professores, profissionais da escola e das equipes de Saúde da Família, em relação aos vários temas de avaliação das condições de saúde, de prevenção e promoção da saúde. As ações do componente 3 do PSE são apoiadas pelos GTIM, constituído por profissionais da Saúde, Educação Municipal e Estadual e é centrada na gestão compartilhada. Em Teresina, o GTIM foi instituído por portaria específica. A criação do grupo oportunizou, entre outras coisas, o planejamento e execução das Formações inerentes a esse componente do Programa. Este resumo  tem como objetivo relatar a experiência do Grupo Técnico Intersetorial Municipal (GTIM) do PSE sobre as atividades desenvolvidas no componente 3 do Programa, de Educação permanente e capacitação dos profissionais para o PSE, realizadas de marco a junho de 2014. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência do GTIM do PSE, sobre as atividades desenvolvidas no componente 3, do referido Programa. Os Seminários aconteceram nos turnos manha e tarde, sendo o de Promoção da Alimentação Saudável do PSE, realizado nos 25 e 26 de fevereiro de 2014. O Seminário de Prevenção do uso de Tabaco, Álcool, Crack e outras drogas, aconteceu nos dias 03 e 04 de abril de 2014 e o Seminário sobre Direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das DST/AIDS aconteceu no dia 04 de junho de 2014.   Resultados: A primeira formação, o Seminário sobre Promoção da Alimentação Saudável do PSE, foi realizado nos 25 e 26 de fevereiro de 2014, no turno da manhã e, promoveu discussões relacionadas sobre os fatores desencadeadores da obesidade; questões relacionadas ao diabetes mellitus, seus sintomas, preconceito, dificuldades de acesso aos alimentos e alimentos recomendados; e ainda sobre alimentação e qualidade de vida, identificando nos alimentos do dia a dia quais as escolhas mais saudáveis através da verificação da rotulagem dos alimentos. E,ainda, a discussão de atividades, a serem trabalhadas nas escolas,a partir do Guia de sugestões de atividades da Semana Saúde na Escola do Ministério da Saúde. A segunda formação, o Seminário de Prevenção do uso de Tabaco, Álcool, Crack e outras drogas, aconteceu nos dias 03 e 04 de abril de 2014, nos turnos manha e tarde. Neste debateu-se sobre a Política de Redução de Danos; sobre a abordagem precoce dos transtornos psiquiátricos na adolescência; sobre o papel da família, como aliada para prevenção do uso de drogas; a escola como espaço privilegiado para prevenção do uso de drogas, através de uma experiência de um município do Estado. Por fim apresentou-se a Rede de apoio a prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas de Teresina.O seminário envolveu secretarias de Enfrentamento às Drogas; Centro de Apoio Psicossocial;Universidade; Secretaria da Assistência Social; de Segurança Pública; do Esporte e Lazer; da Juventude, da Cultural entre outras. A terceira formação, sobre Direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das DST/AIDS aconteceu no dia 04 de junho de 2014, durante todo dia, onde foi abordado sobre as mudanças físicas e comportamentais da adolescência e seus reflexos sobre a sexualidade dentro da família e escola. Sendo apresentado ainda relato de experiências de equipe de saúde da família sobre o trabalho de fortalecimento de vínculos com adolescentes, que favoreceram a discussão sobre sexualidade. A constituição do GTIM colaborou positivamente para a construção coletiva das ações, todavia, ainda percebe-se um maior envolvimento dos profissionais da Saúde, desde grupo, no planejamento e execução das atividades. Conjectura-se que, o fato dos recursos financeiros do Programa serem geridos pela Saúde interfere para que os atores da Educação, não se reconheçam como protagonistas do Programa. Considerações finais: A constituição do GTIM deve ser feita de forma criteriosa, a fim de constituir um grupo coeso, proativo, engajado com as questões do Programa e preparado para efetivar a intersetorialidade, capaz de refletir no planejamento e execução das ações. Destaca-se o papel relevante da gestão do PSE a nível local, envolvendo as secretarias de Saúde e Educação, como motivadores do GTIM.

Palavras-chave


Saúde Escolar, Educação permanente, Política Pública

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. xx p. : il. – (Série C. Projetos, programas e relatórios)