Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Sexualidade na adolescência: um desafio Intersetorial
Talita Kumy Goes Silva, Bruna Ciglione, Rafael Bernadino, Fernanda Fiorelli

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A UBS Jardim Soares recebeu uma solicitação da coordenadora pedagógica de um apoio NASF e ESF para a Escola Ernestina Del Buono Trama, localizada em Guaianases, região periférica da Zona Leste, no município de São Paulo, diante de uma demanda de sexualidade com os alunos adolescentes. Segundo o relato dos professores, existiam muitos casos de alunos com a "sexualidade aflorada" e episódios constrangedores em sala de aula. Por este motivo foi estabelecida uma parceria Inter setorial e após discussão definiu-se que a equipe NASF realizasse uma intervenção focada nos professores da escola com o objetivo de refletir sobre os fatores determinantes da sexualidade e classificá-los em quatro eixos: biológico, cultural, social e processo de trabalho, discutindo as relações entre eles e as possibilidades de ações. Diante da amplitude e profundidade da solicitação, a metodologia aplicada envolveu  participação ativa, crítica reflexiva dos professores envolvidos. A ação contou com 4 facilitadores do NASF (nutricionista, psicóloga, educador físico e fisioterapeuta) e 17 educadores (sendo um deles coordenador pedagógico). Inicialmente 4 educadores ficaram responsáveis de improvisar uma dramatização sobre o cotidiano vivenciado sobre o assunto. Os demais educadores participaram de uma discussão sobre quais problemas aparecem com mais frequência, os possíveis motivos e como manejam estas questões atualmente. Em seguida houve a apresentação da dramatização, sendo evidenciados os pontos que mais chamaram a atenção. Estes pontos foram classificados como biológico (anatomia, fisiologia e sistema reprodutivo), cultural (crenças, tabus, hábitos, vivências), social (acesso à informação, grupo social, nível social e financeiro), processo de trabalho (formação dos educadores, relação professor-aluno, organização do processo de trabalho). A seguir, o grupo contabilizou a frequência com que cada eixo foi citado. Ainda sobre a finalização metodológica, os facilitadores solicitaram para o  grupo a construção de uma síntese sobre a avaliação a respeito de toda a atividade.  A reflexão do aparecimento do eixo “processo de trabalho” surgiu para aprimorar o projeto político pedagógico com a sexualidade como tema transversal entre as matérias. Após a discussão, foi realizado um plano de ação. Ao final a avaliação foi sistematizada em torno de 3 perguntas: Que bom? (evidenciando aspectos positivos), Que pena (evidenciando aspectos negativos) e Que tal? (provocando sugestões).  Resultados: a partir da reflexão dos determinantes da sexualidade surgiu a necessidade de realização de um projeto com todos os professores abordando a sexualidade como tema transversal a todas as disciplinas, incluindo abordagem aos pais e realização de parcerias (incluindo a UBS). Todas as avaliações identificaram como aspecto positivo o método participativo e a abordagem, como aspecto negativo o tempo curto e como sugestão a aplicação de oficinas deste tipo com os pais dos adolescentes. Considerações finais: este espaço possibilitou o encontro entre saúde e educação, fundamentais na compreensão da adolescência partilhando responsabilidades e aprimorando a comunicação intersetorial. Como desdobramento está desenvolver uma ação entre saúde e os pais, visto que a temática é um tabu e muitas vezes os professores não conseguem abordar do ponto de vista de prevenção de agravos e promoção de saúde.  

Palavras-chave


sexualidade; adolescência; NASF

Referências


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