Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MOOC PARA O APRIMORAMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMÁTICA DE ENFERMEIROS BRASILEIROS
Juliana Invencão Gomes, Felipe Mancini, Izabel Patrícia Meister, Valéria Sperduti Lima, Edvane Birelo Lopes De Domenico

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Informática em Saúde proporciona benefícios para a organização e desenvolvimento da prática profissional dos enfermeiros. Logo, deter competências em informática torna-se essencial para a promoção da segurança e qualidade da sua prática. Dentre as iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de tais competências, destaca-se a Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER), que propõe a inclusão de competências em informática na formação e capacitação de enfermeiros. Os métodos de Educação à Distância (EAD) tem contribuído neste aspecto, apresentando impacto no desenvolvimento de suas competências profissionais. Os Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos, ofertados por instituições de ensino e disponibilizados mediante plataformas virtuais para um grande número de participantes e configuram-se como elemento facilitador para a capacitação de enfermeiros que buscam melhorar seu aprimoramento profissional através da EAD. Esta pesquisa propõe descrever o planejamento, implementação e avaliação de um MOOC para o aprimoramento da competência em informática de enfermeiros. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada em estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para o alcance de tal objetivo, serão determinadas as competências em informática recomendadas pela iniciativa TIGER requeridas na prática da Enfermagem no Brasil, por meio da técnica Delphi; desenvolvimento da arquitetura pedagógica do MOOC; implementação e disponibilização do MOOC em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação/UNIFESP e Universidade Aberta do Brasil/UNIFESP; e avaliação da satisfação dos participantes do MOOC. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que, cumprindo o objetivo proposto, o MOOC auxilie os enfermeiros no aprimoramento da sua competência em informática, para que possam promover práticas de cuidado à saúde com segurança e qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No Brasil, mesmo com o aumento de publicações relacionadas à informática em enfermagem nos últimos anos, ainda há necessidade do estudo dessa temática, sendo fundamental que o desenvolvimento da competência em informática seja incluído na capacitação de enfermeiros, utilizando as estratégias de ensino disponíveis.

Palavras-chave


Informática em Enfermagem;Educação Continuada;Educação a Distância