Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Expectativas dos acadêmicos de nutrição frente aos desafios do PET Saúde na atenção básica
Adolfo Henrique Costa dos Santos, Fabíola Lacerda Pires Soares

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde visa promover atividades voltadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão através da integração do processo  ensino-aprendizagem. Tal processo é possível  por meio de contato com casos concretos, perfazendo assim a formação de pensamento crítico, construção de conhecimento e troca de saberes. Nesse contexto a atuação do acadêmico de nutrição é pautada na implementação de ações breves, mas muito eficazes, que possibilitem a melhoria significativa na saúde da população a ser atendida. Diante das atividades colocadas em prática procurou-se diminuir os discursos das salas de aulas e buscar a aproximação com a realidade local. Dentre algumas das necessidades básicas locais que foram identificadas, está a necessidade de capacitação continua dos profissionais da atenção básica, elaboração de materiais educativos mais específicos com linguagem mais acessível, apoio a ações sociais, implementação de pesquisas que mostrem a realidade local de determinadas doenças e inúmeras outras demandas. Com isso, foram desenvolvidas ao longo da execução do projeto a elaboração de palestras, dinâmicas, seminário local de cultura indígena, debates, projetos de pesquisa, capacitações com agentes comunitários de saúde e diversas outras ações que evidenciaram a importância de estreitar o elo de ligação entre a universidade e a sociedade. O objetivo deste relato é mostrar o papel do acadêmico de nutrição no contexto da atenção básica em atividades ligadas ao PET Saúde. As atividades gerais do projeto também estavam integradas com discentes da psicologia e medicina, além de momentos pontuais com vários outros profissionais da área da saúde, como os agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, enfermeiros etc. Dentre estas atividades, um importante projeto foi realizado enfocando a avaliação das práticas alimentares de crianças de 0 a 24 meses de idade em uso de fórmulas infantis, atendidas na puericultura de unidades de saúde. Ao todo foram avaliadas 41 crianças, no qual se investigou prioritariamente o motivo do não aleitamento materno, além dos dados sociodemográficos, antropométricos e alimentares. No decorrer do estudo ficou ainda mais evidente a necessidade de intervenção da área de nutrição, uma vez que foi demonstrado que o principal motivo do não aleitamento materno exclusivo nos meses preconizados era a ausência/insuficiência de leite. Outro ponto preocupante foi a constatação do preparo inadequado das fórmulas infantis, resultando assim na ingestão de nutrientes fora das recomendações nutricionais, o que pode comprometer futuramente a saúde dessas crianças. No âmbito do conhecimento como acadêmico de nutrição, os desafios e obstáculos são inúmeros, frente a uma realidade que se modifica constantemente. Foi possível verificar desta forma, a necessidade de ações de prevenção e promoção em saúde, bem como as práticas e ações nas redes de atenção à saúde, fortalecendo assim o papel da atenção básica. Tais atividades foram muito enriquecedoras devido a interdisciplinaridade de conhecimentos e troca de experiências com os demais acadêmicos, profissionais e a comunidade como um todo. Além disso, foi um momento de repensarmos nossas práticas em saúde para execução de forma mais eficaz e abrangente das ações como futuros profissionais no âmbito da saúde pública.

Palavras-chave


Assistência integral; Saúde pública; Promoção da Saúde

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