Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O VER-SUS COMO ESTRATÉGIA DE FORTIFICAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
SILBERLAN BRUNO DAS NEVES JUNIOR, Lucas Rodrigo Batista Leite, Rogério Andrade dos Santos, Natalicol do Nascimento, Manoel de Souza Costa Neto

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: O VER-SUS é um projeto do Ministério da Saúde que em parceria com a Rede Unida e outras instituições, propõe a realização de estágios e vivências na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por estudantes universitários, profissionais, usuários e movimentos sociais com a finalidade de estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O objetivo deste relato é discorrer, a partir da experiência de vivencia no VERSUS Sergipe em Julho de 2015, sobre a importância do projeto VER-SUS para o fortalecimento do controle social em saúde. Desenvolvimento do trabalho: A vivência VERSUS aconteceu no período de 16 a 26 de julho de 2015 na cidade de Aracaju, e teve como espaço de estágio e vivência as Redes de Atenção do município, com foco, sobretudo, para a Atenção Psicossocial, para Atenção Primária e Secundária, e alguns movimentos sociais. Os Versusianos (viventes do VER-SUS), durante os 11 dias de vivência puderam conhecer a realidade das unidades de saúde da cidade – avanços, necessidades, participação da comunidade e etc. – e no final da vivência, por meio de um relatório, fazer suas ponderações sobre o SUS local. Os viventes do VER-SUS Sergipe foram divididos em grupos para facilitar a visita nas unidades de saúde distribuídas pela cidade de Aracaju. É importante ressaltar que o VER-SUS Sergipe reservou em sua programação espaços para discutir a importância dos movimentos sociais na saúde. Resultados e/ou Impactos: A vivência na realidade do Sistema Único de Saúde de Aracaju possibilitou aos viventes verem a realidade da saúde no munícipio e refletirem sobre o papel de cada um na melhoria da mesma, para além de um olhar de futuros profissionais, mas, sobretudo, com o olhar de usuário e defensor do SUS. A vivência também conseguiu mostrar os desafios que o SUS tem enfrentado e a importância da população enquanto usuária do sistema se organizar para defendê-lo. Considerações finais: O VER-SUS é uma ferramenta de extrema importância para o fortalecimento do controle social na saúde, uma vez que ele insere na realidade dos serviços de saúde estudantes que mais tardes tornar-se-ão profissionais desse sistema; ao fazer essa inserção o VER-SUS provoca nesse estudante a necessidade de se  posicionar frente ao Sistema: defendendo-o ou abandonando-o. Conclui-se que o VER-SUS tem o poder de sensibilizar os viventes, mostrando que sim, o SUS funciona, e que ele só depende de cada um de nós para ser de fato universal, equânime, integral e de qualidade.

Palavras-chave


VER-SUS; Experiência; Controle Social; Saúde;

Referências


VER-SUS BRASIL: Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde. Disponível em: < http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus> Acessado em 09 Out. 2015.