Tamanho da fonte:
VISÃO DISCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
APRESENTAÇÃO: A preparação de profissionais de saúde crítico-reflexivo ainda é um desafio para as instituições de ensino superior. Este trabalho apresenta reflexão sobre metodologia ativa de ensino e aprendizagem vivenciado no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As metodologias conservadoras fizeram parte da formação dos profissionais de saúde por muitos anos, promovendo um ensino fragmentado e reducionista. O processo ensino-aprendizagem se restringiu à reprodução do conhecimento, no qual ao discente torna-se expectador, retendo e repetindo o conteúdo transmitido pelo docente, sem a necessária crítica e reflexão. Essa postura mecanizada diante do próprio processo de aprendizagem trouxe a necessidade da análise de métodos, técnicas e concepções de ensino, preocupada com os processos de ensino e de aprendizagem, principalmente, na área da saúde. Precisou-se de novas propostas de mudança das práticas pedagógicas, visando a aproximação da realidade social e motivação dos docentes e discentes para produzirem novas redes de conhecimentos, sendo capazes de auto gerenciar seu processo de formação. O curso de Fisioterapia na UFMS através de um projeto pedagógico inovador com novas formas de ensino está adequando-se as práticas do serviço e as reais necessidades do sistema de saúde vigente, estabelecendo interdisciplinaridade, problematizações prévias dos conteúdos que estruturam o estimulam o raciocínio exigido para a obtenção de soluções, fato que solidifica o aprendizado. RESULTADOS: De acordo com Fernandes e colaboradores, o aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. A busca por mais informações a fim de solucionar os impasses e promover o seu próprio desenvolvimento leva à produção do conhecimento- o que traz liberdade e a autonomia nas escolhas e na tomada de decisões, o que também exige disciplina, leitura, administração de tempo, além de cooperação - características que ainda são dificilmente encontradas no meio acadêmico. Nós acadêmicos podemos perceber que a metodologia ativa é uma estratégia de ensino muito eficaz, independentemente da disciplina ministrada, quando comparamos com os métodos de ensino tradicionais. Com essa metodologia, conseguimos assimilar maior volume de conteúdo e aproveitar as aulas com mais satisfação e prazer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência favoreceu uma reflexão sobre as nossas práticas, com a metodologia ativa, tive percepção da minha capacidade, me senti estimulada a desenvolver novas competências, pois minhas qualidades e dificuldades sempre podiam ser medidas, fazendo com que buscasse a transformação dessas dificuldades em qualidades.
Palavras-chave
metodologia ativa; ensino-aprendizagem; fisioterapia
Referências
Fernandes JD, Ferreira SLA, Oliva R, Santos S. Diretrizes estratégicas para a implantação de uma nova proposta pedagógica na Escola de Enfermagem da Universidade da Federal da Bahia. Rev. Enfermagem2003;56(54):392-395.
MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008 .
MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008 .