Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VISÃO DISCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Ariele dos Santos Costa, Leila Simone Foerster Merey, Amanda Castelo Girard, Natália Matos Tedesco, Geisy Hellen Mamedes Silva, Mayra Alves Meireles, Hullyana Aguiar da Silva, Karina Candia da Silva

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: A preparação de profissionais de saúde crítico-reflexivo ainda é um desafio para as instituições de ensino superior. Este trabalho apresenta reflexão sobre metodologia ativa de ensino e aprendizagem vivenciado no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As metodologias conservadoras fizeram parte da formação dos profissionais de saúde por muitos anos, promovendo um ensino fragmentado e reducionista. O processo ensino-aprendizagem se restringiu à reprodução do conhecimento, no qual ao discente torna-se expectador, retendo e repetindo o conteúdo transmitido pelo docente, sem a necessária crítica e reflexão. Essa postura mecanizada diante do próprio processo de aprendizagem trouxe a necessidade da análise de métodos, técnicas e concepções de ensino, preocupada com os processos de ensino e de aprendizagem, principalmente, na área da saúde. Precisou-se de novas propostas de mudança das práticas pedagógicas, visando a aproximação da realidade social e motivação dos docentes e discentes para produzirem novas redes de conhecimentos, sendo capazes de auto gerenciar seu processo de formação. O curso de Fisioterapia na UFMS através de um projeto pedagógico inovador com novas formas de ensino está adequando-se as práticas do serviço e as reais necessidades do sistema de saúde vigente, estabelecendo interdisciplinaridade, problematizações prévias dos conteúdos que estruturam o estimulam o raciocínio exigido para a obtenção de soluções, fato que solidifica o aprendizado. RESULTADOS: De acordo com Fernandes e colaboradores, o aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. A busca por mais informações a fim de solucionar os impasses e promover o seu próprio desenvolvimento leva à produção do conhecimento- o que traz liberdade e a autonomia nas escolhas e na tomada de decisões, o que também exige disciplina, leitura, administração de tempo, além de cooperação - características que ainda são dificilmente encontradas no meio acadêmico. Nós acadêmicos podemos perceber que a metodologia ativa é uma estratégia de ensino muito eficaz, independentemente da disciplina ministrada, quando comparamos com os métodos de ensino tradicionais. Com essa metodologia, conseguimos assimilar maior volume de conteúdo e aproveitar as aulas com mais satisfação e prazer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência favoreceu uma reflexão sobre as nossas práticas, com a metodologia ativa, tive percepção da minha capacidade, me senti estimulada a desenvolver novas competências, pois minhas qualidades e dificuldades sempre podiam ser medidas, fazendo com que buscasse a transformação dessas dificuldades em qualidades.

Palavras-chave


metodologia ativa; ensino-aprendizagem; fisioterapia

Referências


Fernandes JD, Ferreira SLA, Oliva R, Santos S. Diretrizes estratégicas para a implantação de uma nova proposta pedagógica na Escola de Enfermagem da Universidade da Federal da Bahia. Rev. Enfermagem2003;56(54):392-395.

MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec.  2008 .