Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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QUALIDADE DE VIDA E ESTADO DE SAÚDE: Análise e capacitação da comunidade para a construção de vida e ambiente escolar mais saudável
Márcio Luiz Mello, Suze Santana, Teresa Vasquez, Claudia Moraes

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: Nestas últimas décadas, a preocupação com a promoção da saúde e qualidade de vida tem sido crescente. Deste modo, é importante que as instituições de ensino em saúde invistam em pesquisas e práticas que auxiliem a melhoria das condições de vida e saúde da população. Nessa comunidade escolar, iniciamos um estudo com o objetivo de analisar as condições de saúde e qualidade de vida percebida por funcionários e alunos para planejar, implantar e  desenvolver  projetos multidisciplinares com a finalidade de capacitar a comunidade da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETEHSHJS) - RJ na melhoria das condições de vida e saúde.   Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma pesquisa intervenção que realizada na ETEHSHJS. Suas etapas foram: 1ª. Etapa: Estudo transversal com uso de questionário autoaplicado sobre qualidade de vida e estado de Saúde + aferição de medidas antropométricas (peso e altura) e pressão arterial. 2ª. Etapa: Estudo qualitativo pelo método de histórias de vida, com uso da técnica de entrevista. 3ª. Etapa: Estudo qualitativo com formação de grupos dialógicos para conhecer as temáticas significativas da comunidade escolar para melhoria da qualidade de vida e construção de ambiente escolar mais saudável 4ª. Etapa: Planejamento e execução de propostas multidisciplinares sobre gestão da qualidade de vida, saúde e ambiente escolar mais saudável.   Resultados:-Implantação de um Programa escolar multidisciplinar sobre gestão da qualidade de vida, saúde e ambiente escolar mais saudável. -Participação dos alunos em eventos científicos e publicação de  artigos científicos.   Considerações Finais:O presente estudo teve como ponto de partida a reflexão-ação de um grupo de professores pesquisadores que vivencia o cotidiano da gestão, do trabalho e da formação em saúde de uma instituição de educação profissional em saúde do estado do Rio de Janeiro e que desejam a transformação e a construção de um novo modelo educativo que incorpore em suas bases curriculares novos discursos ideológicos pautados na concepção ampliada de saúde, na promoção da saúde e qualidade de vida e bem estar da população cuja práxis propõe a superação dos vazios do modelo biomédico em prol da melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e do coletivo.  

Palavras-chave


qualidade de vida; promoção da saúde, ambiente escolar