Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
SAÚDE E SEXUALIDADE: ADOLESCENTE MULTIPLICADOR
Mariana Ferreira de Souza, Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Maria Rafaela Amorim de Araújo, Mariana Paula Silva Vasconcelos, Mariane Silva Tavares, Marilia Sampaio de Araújo, Milena Kelry da Silva Gonçalves

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A adolescência é entendida como uma das fases do desenvolvimento humano que diz respeito à transição entre a infância e a idade adulta. É marcada por mudanças, entre tais destacam-se as biológicas no que se refere à puberdade, como também transformações psicológicas e sociais relacionadas à maturação biopsicossocial deste adolescente. Destaca-se como ponto importante na adolescência a iniciação sexual, sobre esse tema o adolescente é colocado tanto na posição de quem sofre fortes influências, quanto na de quem influencia, já que o grupo de amigos representa uma das principais fontes de informação. Sendo assim, o trabalho objetivou identificar o conhecimento e as experiências sexuais dos adolescentes, visualizando esse com agente multiplicador. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários, realizado na Escola Aníbal Fernandes em Recife com os estudantes do Ensino Médio. Aceitaram participar da pesquisa 59 adolescentes, com idade entre 14 e 19 anos, sendo 32 do sexo feminino. Em relação à experiência sexual, metade dos entrevistados relatou alguma experiência, e desses, 52% começaram entre os 14 e 15 anos de idade. A maioria (93%) dos estudantes declarou ter informações sobre métodos contraceptivos, os mais referidos foram o preservativo e a pílula, chamando atenção que 77% conheciam o preservativo feminino. Como principal fonte de informação sobre sexualidade, 42% dos adolescentes apontaram os amigos. Nessa fase, as conversas entre eles se tornam mais fáceis, logo o grupo social exerce papel significativo no processo de formação e desenvolvimento do adolescente. Diante desse contexto fica evidente que os próprios jovens podem contribuir com o processo de viver saudável de seus colegas. É possível identificar a potencialidade do protagonismo juvenil como um instrumento eficaz para realização de trabalhos que visam à prevenção de doenças e a promoção da saúde de jovens, ainda mais quando se trata de trabalhos realizados para outros adolescentes.

Palavras-chave


Palavras-chave: Adolescentes; Sexualidade; Saúde.

Referências


Brasil. Secretaria de atenção à saúde - área de saúde do adolescente e do jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.

Cano MAT, Ferrani MGC, Gomes R. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Ribeirão Preto, Rev. latino-am. enfermagem v. 8 - n. 2 - p. 18-24; 2000.

Fonseca AD, Gomes VLO, Teixeira KC. Percepção de adolescentes sobre uma ação educativa em orientação sexual realizada por acadêmicos(as) de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm Abr-jun 2010: 14(2): 330-337.

Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Neto L, Vanzin R. Vida sexual de adolescentes escolares da rede pública de Porto Velho-RO. Aletheia, n. 41, p. 109-120, 2013.