Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Uso de atividades lúdicas no processo de humanização em ambiente hospitalar pediátrico: Intervenção do PET/Saúde REDES
Raphael Almeida Santiago de Araujo, Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro, Flávio Aragão Silva, Ana Luiza Oliveira Sobral, André Faro, Ana Carolina Sawaris Neto

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: O processo de hospitalização de uma criança interfere no seu comportamento e no seu estado de humor, seja pela mudança na rotina diária, pelo ambiente estranho e, muitas vezes, pouco acolhedor, pela presença constante de pessoas desconhecidas, ou pela doença e suas comorbidades em si. Por conta disso, existem diversas estratégias para tornar o ambiente hospitalar mais interessante e menos assustador, algumas delas preconizadas pelo próprio Ministério da Saúde e entidades responsáveis. O lúdico é uma dessas estratégias, e é muito utilizado para melhorar a adaptação da criança, proporcionar recursos para elaborações afetivo-cognitivas e acelerar seu processo de recuperação. Esse trabalho foi realizado através do PET/Saúde Redes de Urgência e Emergência, e tem por objetivo discorrer sobre os aspectos positivos de ações de humanização realizadas com crianças num ambiente hospitalar de urgência pediátrico. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A intervenção na enfermaria pediátrica deste hospital de urgências ocorreu entre maio e agosto de 2014, por oito horas semanais, nos quais os alunos monitores, acompanhados por um preceptor, abordaram as crianças em seus leitos nos momentos em que essas se apresentavam ociosas. Os materiais utilizados para leitura, desenho e pintura foram coletados junto ao setor de psicologia da pediatria. RESULTADOS: Durante as intervenções, a necessidade permanente dessas atividades ficou bastante evidente, bem como de um local exclusivo para o trabalho do lúdico. Com a evolução das abordagens, percebeu-se que as crianças se apresentavam mais eufóricas, comunicativas e participativas. Enquanto isso, a habilidade dos alunos de colher informações e o interesse pela história de vida dos pacientes e suas implicações foram crescendo e amadurecendo. Alguns acompanhantes genitores relataram que seus filhos conseguiam discorrer sobre suas angústias, anseios e perspectivas com maior facilidade com o decorrer das atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades realizadas na enfermaria pediátrica desse hospital de urgências em Aracaju trouxeram muitos benefícios para as crianças que participaram delas e para os alunos monitores. Ao mesmo tempo em que a construção contínua da personalidade profissional ocorria, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação e de formação de vínculo, o serviço de saúde prestado nessa enfermaria pediátrica também era beneficiado com a realização dessas atividades que humanizavam e acolhiam os pacientes ali internados.

Palavras-chave


Criança Hospitalizada; Jogos e Brinquedos; Humanização da Assistência

Referências


1. Soares MRZ, Zamberlan MAT. A inclusão do brincar na hospitalização infantil [Internet]. Estud. psicol. (Campinas). 2001; 18(2):64-69.

2. Schneider CM, Medeiros LG. Criança hospitalizada e o impacto emocional gerado nos pais. Unoesc&Ciência ACHS (Joaçaba). 2011; 2(2):140-154.

3. Angelo TS, Vieira MRR. Brinquedoteca hospitalar: da teoria à prática [Internet]. Arq Ciênc Saúde (Online). 2010; 17(2):84-90.