Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES EDUCATIVAS COM PACIENTES HIPERTENSOS DA ESF GIRASSOL/RO
Pedro Luis Estrada Chacon, Ana Cecilia Demarqui Machado

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A hipertensão arterial sistêmica é considerada um problema de saúde pública devido a sua elevada prevalência e dificuldade no controle. Os principais desafios para programas e políticas de controle da hipertensão arterial são: reduzir a prevalência da doença hipertensiva, as complicações, internações e mortes relacionadas à hipertensão. Nossa equipe de saúde Girassol, da Unidade Básica de Saúde Liro Hoesel, no município Vilhena, do Estado Rondônia, decíduo formar um grupo terapêutico com no objetivo de incentivar ações de promoção em saúde na população hipertensa. O grupo esteve integrado por os membros da equipe de saúde Girassol, com no acompanhamento da Psicóloga e o Educador físico do Núcleo de apoio a Saúde da Família. Através de rodas de conversas foram realizados sete encontros, com intervalos de 15 dias, sem definição do numero de participantes. Durante os depoimentos dos entrevistados foi observado o interes dos participantes por fazer mudanças em seu estilo de vida, o que motivou aos profissionais a planejar novos encontros do grupo. Com a criação do grupo terapêutico integrado por os membros da ESF Girassol, a Psicóloga e o Educador físico do grupo de apoio de saúde da família, foram cumpridos os objetivos do projeto. Os encontros de grupo demonstraram a oportunidade que tem a população de corrigir ou modificar comportamentos desfavoráveis para a saúde e apoiar o fortalecimento de atitudes saudáveis. De maneira geral, o aprendizado em saúde foi considerado como resultante da participação no grupo, sendo as rodas de conversas uma metodologia eficaz para o processo ensino-aprendizagem, na visão dos participantes.       

Palavras-chave


Hipertensão Arterial; Educação em Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

Referências


1- Paiva DC, Berssusa AAS, Escuder MM. Avaliação da assistência ao paciente com Diabetes e/ou hipertensão pelo programa Saúde da Família do Município de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Cad Saúde Publica. 2006, 22:37785. [acesso em Outubro 2014].

2- Ministérios da Saúde (Br). Séries Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não transmissíveis. Pactos Pela Saúde. Brasília (DF): Editora MS; 2008.

3- DRIZD, T. et al. Blood pressure level in person 18-74 years of age in 1976-80, and trends in blood pressure from 1960 to 80 in the Unite State. Vital high states. Ser. 11, (234) 1986. [acesso em outubro 2014].

4- Moura EC, Mauta DC, de Morais Neto OL, Monteiro CA. Prevalence and social distribution os risk factors for chronic no communicable diseases in Brazil. PanAm J Public Health. 2009; 26:17. Disponível em http://www.biomedcental.com/12.

5- Cavalari E, Nogueira MS, Fava SMCL, Cesarino CB, Martin JFV. Adesão ao tratamento: estudo entre portadores de hipertensão arterial em seguimento ambulatorial. Revenferm UERJ. 2012; 20:67-72. [acesso em Novembro 2014].

6- Candeias NMF. Conceitos de educação e promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev Saúde Publica. 1997; 31:209-13. [acesso em Novembro 2014].