Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Educação e Promoção da Saúde pela Extensão Universitária
Bárbara Ferreira dos Santos, Lívia Muniz Cirino de Carvalho, Carolina Gonçalves Hübner, Dayane Souza Oliveira Vasconcelos, Juliana Alves de Jesus, Karen Tamara Alves Totou, Natália de Cássia Horta, Sabrina Alves Ramos

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


O presente artigo propõe relatar a experiência de discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da PUC Minas – Unidade Barreiro, no projeto de extensão Retratos do Cotidiano em Saúde - A Vigilância como Elemento de Desenvolvimento Local. O objetivo do projeto é promover qualidade de vida através de ações relacionadas ao cotidiano dos indivíduos, com orientações e demonstrações para a população, possibilitando educação em saúde. Para o planejamento das práticas foram realizadas 32 reuniões ao longo do ano que buscaram desenvolver a interdisciplinaridade e bom planejamento das intervenções. Por meio de ações educativas realizadas frente ao calendário de datas comemorativas da saúde, foram implementadas 13 práticas tendo como temas o cuidado ao meio ambiente e com a água, a alimentação saudável, a saúde dos jovens, a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, cuidados com a saúde dos idosos, saúde do coração, entre outros. Nessas ações buscou-se dialogar com a comunidade acadêmica e com a população em geral sobre o cuidado com a saúde em diferentes espaços. Além disso, foi possível compartilhar preparações saudáveis como sal de ervas para a prática do tema “Combate à Hipertensão”, maçã em calda para o “Dia Mundial de Combate à Diabetes”, água aromatizada para “Dia Mundial da Água” e bolo de laranja preparado com a utilização integral da fruta para o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Os resultados dessas vivências revelaram a ampliação da percepção sobre a saúde e seus determinantes pelos envolvidos, transcendendo o que a sala de aula pode contribuir. Percebeu-se o quanto a formação em saúde está centrada na lógica da doença, não reforçando as potencialidades e a importância da promoção e da educação em saúde. Além disso, a experiência proporcionou crescimento de valores relacionados à ética e ao humanismo, o respeito às particularidades dos sujeitos e o trabalho em equipe, além de possibilitar a reflexão de como estas habilidades são necessárias à formação de um profissional de saúde completo que consiga lidar com a integralidade de cada indivíduo. Foi possível ainda reconhecer os núcleos de conhecimento das diferentes profissões por meio da interdisciplinaridade mostrando o papel de cada profissional da saúde em promover melhor qualidade de vida às comunidades atendidas. Permitiu-se perceber o quanto a junção de diferentes saberes, tanto os advindos do senso comum quanto os do conhecimento científico, devem dialogar para o cuidado em saúde preparando os discentes para a prática profissional. Além disso, o desenvolvimento de habilidades para as práticas educativas, desde os aspectos técnicos, pedagógicos, relacionais e avaliativos se inovam nas práticas e nas ações em saúde. Desse modo, foi possível perceber o quanto se aprende fazendo, em um processo de ação-reflexão-ação, dialógico e potente para a prevenção de agravos e promoção da saúde.  Conclui-se que a extensão é extremamente potente para aprendizagem na educação e promoção da saúde, a partir da relação com a comunidade, permitindo aos extensionistas a construção de formas de lidar com as particularidades de cada pessoa, um fator muito importante para formação de futuros profissionais da saúde mais qualificados.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Prevenção Primária; Extensão Universitária.