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A Educação e Promoção da Saúde pela Extensão Universitária
Última alteração: 2015-11-04
Resumo
O presente artigo propõe relatar a experiência de discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da PUC Minas – Unidade Barreiro, no projeto de extensão Retratos do Cotidiano em Saúde - A Vigilância como Elemento de Desenvolvimento Local. O objetivo do projeto é promover qualidade de vida através de ações relacionadas ao cotidiano dos indivíduos, com orientações e demonstrações para a população, possibilitando educação em saúde. Para o planejamento das práticas foram realizadas 32 reuniões ao longo do ano que buscaram desenvolver a interdisciplinaridade e bom planejamento das intervenções. Por meio de ações educativas realizadas frente ao calendário de datas comemorativas da saúde, foram implementadas 13 práticas tendo como temas o cuidado ao meio ambiente e com a água, a alimentação saudável, a saúde dos jovens, a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, cuidados com a saúde dos idosos, saúde do coração, entre outros. Nessas ações buscou-se dialogar com a comunidade acadêmica e com a população em geral sobre o cuidado com a saúde em diferentes espaços. Além disso, foi possível compartilhar preparações saudáveis como sal de ervas para a prática do tema “Combate à Hipertensão”, maçã em calda para o “Dia Mundial de Combate à Diabetes”, água aromatizada para “Dia Mundial da Água” e bolo de laranja preparado com a utilização integral da fruta para o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Os resultados dessas vivências revelaram a ampliação da percepção sobre a saúde e seus determinantes pelos envolvidos, transcendendo o que a sala de aula pode contribuir. Percebeu-se o quanto a formação em saúde está centrada na lógica da doença, não reforçando as potencialidades e a importância da promoção e da educação em saúde. Além disso, a experiência proporcionou crescimento de valores relacionados à ética e ao humanismo, o respeito às particularidades dos sujeitos e o trabalho em equipe, além de possibilitar a reflexão de como estas habilidades são necessárias à formação de um profissional de saúde completo que consiga lidar com a integralidade de cada indivíduo. Foi possível ainda reconhecer os núcleos de conhecimento das diferentes profissões por meio da interdisciplinaridade mostrando o papel de cada profissional da saúde em promover melhor qualidade de vida às comunidades atendidas. Permitiu-se perceber o quanto a junção de diferentes saberes, tanto os advindos do senso comum quanto os do conhecimento científico, devem dialogar para o cuidado em saúde preparando os discentes para a prática profissional. Além disso, o desenvolvimento de habilidades para as práticas educativas, desde os aspectos técnicos, pedagógicos, relacionais e avaliativos se inovam nas práticas e nas ações em saúde. Desse modo, foi possível perceber o quanto se aprende fazendo, em um processo de ação-reflexão-ação, dialógico e potente para a prevenção de agravos e promoção da saúde. Conclui-se que a extensão é extremamente potente para aprendizagem na educação e promoção da saúde, a partir da relação com a comunidade, permitindo aos extensionistas a construção de formas de lidar com as particularidades de cada pessoa, um fator muito importante para formação de futuros profissionais da saúde mais qualificados.
Palavras-chave
Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Prevenção Primária; Extensão Universitária.