Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA NA CRECHE SEBASTIÃO TOLOMEU EM CUIABÁ, MT
Mychele Ramos Miranda, Alba Regina Silva Medeiros, Lidiani Cruz Souza

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Estágio Supervisionado Obrigatório I, do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizado no sétimo semestre, oportuniza ao aluno observar a realidade social de território e sua distribuição geográfica, bem como, conhecer os atores sociais envolvidos, proporcionando a elaboração e implantação de plano de intervenção conforme as necessidades do cenário de estudo. Trata-se de um relato de experiência vivenciada a partir de um Projeto de Intervenção desenvolvido no campo do estágio, tendo como objetivo promover a intersetorialidade entre a Estratégia de Saúde da Família e a Creche Municipal, no bairro Jardim Santa Isabel em Cuiabá-MT, no período de março a julho de 2015. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A experiência vivenciada propõe a construção de Projeto de Intervenção, por meio da Metodologia da Problematização, com o Arco de Maguerez, que se constitui em cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade, envolvendo os atores sociais. RESULTADOS: A observação da referida Creche, selecionada como um dos equipamentos sociais para o estágio visou conhecer os atores envolvidos, a organização, funcionamento e necessidades existentes. Possibilitando assim, a discussão ampliada para a realização do planejamento participativo e desenvolvimento das ações, entre os estagiários, docentes, trabalhadores e demais atores envolvidos no território, levantando os pontos chaves e a reflexão sobre as possíveis causas dos vários problemas evidenciados, sendo selecionado um problema como prioridade a ser trabalhado. Posteriormente, teve início a busca de informações na literatura científica para fundamentação teórica do Projeto, conversas com trabalhadores de outros setores e busca de documentos existentes relacionados ao problema selecionado. Elaborou-se o plano de intervenção para a confecção da ficha de saúde e realização do exame médico de 87 crianças da creche presentes no dia da ação, com autorização prévia dos pais e munidas do cartão SUS e Carteira de Vacinação. Buscou-se a articulação de duas Unidades Básicas de Saúde do bairro de abrangência, com a equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) para a realização dos exames identificando e intervindo precocemente nos agravos comuns a saúde das crianças como febre, problemas de pele, diarreias, infecção respiratória aguda, desnutrição e imunização atrasada, com os devidos encaminhamentos, as Unidades de Saúde, quando necessário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O campo de estágio em Saúde Coletiva permitiu enquanto discente, ampliar os conhecimentos adquiridos sobre a metodologia da problematização e desenvolver as habilidades e competências do Sanitarista, articulando os diferentes saberes, integrando os equipamentos de saúde e social, atendendo às necessidades de saúde da população em estudo que vive e integra o território, repercutindo em benefício para todos os atores envolvidos.

Palavras-chave


Metodologia da Problematização; Creche; Relato de Experiência; Saúde Coletiva.