Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ORGANIZANDO UM GUIA PARA A FAMÍLIA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Emily Dourado Rastelli, Clara Victória Miranda da Silva, Maria Angélica Marcheti

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Introdução: A hospitalização da criança configura-se como uma experiência traumática, pois afasta-a do seu cotidiano, expondo a criança e a família em um mundo desconhecido, repleto de rotinas, equipamentos, pessoas diferentes, limitações de movimento, e procedimentos dolorosos. Logo, manter a ligação afetiva entre a criança e a família torna-se imprescindível. A abordagem do Cuidado Centrado na Família é uma filosofia de cuidados planejados em conjunto com a família, sendo ela tida como unidade de cuidado. Enquanto acadêmicas, durante as atividades de Estágio Supervisionado na enfermaria pediátrica de um hospital escola de Campo Grande/MS, verificamos que a família não era contemplada nos cuidados, recebia informações aleatórias sobre a sua permanência com a criança o que gerava dificuldades no manejo de situações e na interação com a equipe profissional. Objetivo: relatar a experiência da elaboração de um guia educativo em relação às condutas e combinados para tornar a experiência de hospitalização da família e da criança menos traumática. Descrição da experiência: Realizado levantamento bibliográfico sobre a criança hospitalizada e a abordagem do Cuidado Centrado na Família, sobre o material existente na unidade e verificado com a equipe as situações reais de estrutura e rotinas. A família também foi consultada a respeito de suas necessidades. Após leituras e organização do material foi elaborado um novo guia em formato de livreto, substituindo a perspectiva do foco na doença, das proibições e das regras taxativas para orientações centradas em amenizar o sofrimento, as necessidades e a permanência da família durante a hospitalização da criança. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: o guia contou com orientações sobre horário de visita, troca de acompanhante, informações sobre como manter o ambiente agradável, seguro e organizado, telefones úteis, dicas sobre o cuidado da criança e a participação da família, e dicas para uma vida saudável entre outras. O guia foi entregue à família e apresentado à equipe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a utilização do guia educativo disponibilizou informações possibilitando aos familiares e acompanhantes melhor conhecimento e participação nos cuidados e segurança da criança.

Palavras-chave


Assistência hospitalar. Saúde da Família. Enfermagem Familiar

Referências


DIONÍSIO, R. P. P; ESCOBAR, E. M. A. Importância da presença e participação dos pais durante a hospitalização da criança. Revista de Enfermagem UNISA, n. 3, p. 23-26. 2002. Disponível em: <http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/enfer/revista/arquivos/2002-05.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2015.

 

GOMES, L. V. G.; QUEIROZ, M. V. O.; BEZERRA, L. L. A. L.; SOUZA, N. P. G. A hospitalização no olhar de crianças e adolescentes: sentimentos e experiências vivenciadas. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 703-709, out/dez. 2012. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/view/30378/19654>. Acesso em: 24 jun. 2015.

 

SHIELDS, L.; PRATT, J.; HUNTER, J. Family centred care: a review of qualitative studies. Journal of Clinical Nursing, v. 15, n. 10, p. 1317-1323, out. 2006 Disponível em: <http://www.readcube.com/articles/10.1111%2Fj.1365-2702.2006.01433.x?r3_referer=wol&tracking_action=preview_click&show_checkout=1&purchase_referrer=onlinelibrary.wiley.com&purchase_site_license=LICENSE_DENDEN>. Acesso em: 24. jun. 2015.