Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE: UMA PROPOSTA INOVADORA
MARLUCE MINEIRO, Tamis dos Santos de Oliveira Araújo, Jussara Nunes Barbosa

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Serviço Social é uma área de atuação profissional instituída e legitimada pela sua eficácia política e social. Surge no contexto industrial a partir da necessidade de ofertar assistência aos grupos socioeconomicamente desfavorecidos e atua na intervenção das “questões sociais”. A questão social reflete um conjunto de expressões de desigualdades sociais do sistema capitalista, tendo como gênese exploração, expropriação e mais-valia do trabalhador. Deste modo, faz-se necessária a composição do Assistente Social nas equipes multiprofissionais e interdisciplinares, a fim de trabalhar a dimensão social do indivíduo, assistindo e garantindo direitos constitucionais dentre eles a saúde. Objetivo: Trata-se de um diálogo cujo objetivo é apresentar uma reflexão acerca da formação do Assistente Social para atuar na área da saúde, de forma a assistir os usuários, garantido a universalidade e a equidade no acesso aos serviços de saúde. Desenvolvimento: Buscou-se através de uma Roda de Conversa entre professor e alunos da graduação do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), refletir sobre a práxis profissional a partir de uma proposta pedagógica transformadora da formação do Assistente Social, enquanto profissional que compõe a equipe de saúde. Foi apresentada a ementa atual da disciplina Serviço Social na área da saúde, onde a partir de questões reflexivas, os alunos puderam contribuir acerca do conteúdo, metodologia e práticas consideradas inovadoras para a formação em saúde. RESULTADOS: Apontou-se a necessidade de articular melhor a teoria à prática, levando-se em consideração o que é vivenciado no cotidiano dos assistentes sociais que atuam na saúde. Para tanto, foi proposto discussão de casos atendidos em unidades de saúde local, bem como visitas às unidades de saúde para apreensão da prática e uso do instrumental técnico e ainda, relato de experiências de profissionais da saúde. Foi apontada a necessidade de imersão do aluno no interior do Estado, para compreender a dinâmica de vida dos povos indígenas, ribeirinhos entre outros, bem como apreender o contexto em que mesmos estão inseridos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A diversidade socioeconômica e cultural existente no contexto amazônico requer pensar em novas formas de construção do saber, a fim de refletir na práxis do profissional, respostas efetivas na atenção à saúde do usuário e compreender “as vozes que vem da rua”, garantido a universalidade e a equidade no acesso aos serviços de saúde.

Palavras-chave


Serviço Social; Formação Profissional; Amazônia.

Referências


RODRIGO, Maria Bernadete Martins Pinto; IAMAMOTO, Marilda Villela; WANDERLEY, Mariangela Belfiore.  Ministério da educação e do desporto. Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social. Brasília - Brasil, 1999.

RAVAGNANI, Carmem Lúcia Cruz. A saúde na formação profissional em Serviço Social. [Dissertação Mestrado  - Serviço Social, Faculdade de História, Direito e Serviço Social] Franca: UNESP, 2010.

LANZA, Líria Maria Bettiol; CAMPANUCCI, Fabrício da Silva; BALDOW, Letícia Orlandi. As profissões em saúde e o Serviço Social: desafios para a formação profissional. Katálisys, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 212-220, jul./dez. 2012.