Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Reconstruindo o caminhar na busca por cuidados: Itinerário terapêutico de famílias de crianças que vivenciam a anemia falciforme
Francine Ramos de Miranda, Rosania Maria Basegio, Maria Angélica Marcheti, Maria Lúcia Ivo

Última alteração: 2016-03-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: A anemia falciforme é uma doença tratável, mas, ainda é incurável. Desta forma, ela exige cuidados prolongados e contínuos, alternando em períodos de agudização e de estabilidade da doença. Assim, é uma doença crônica com potencial para afetar o funcionamento e as interações familiares requerendo reestruturação para melhor manejo da família da criança nesta condição. As estratégias utilizadas pela família para o enfrentamento da doença na criança nem sempre seguem um planejamento sequenciado de ações. Desta forma, as escolhas das estratégias são baseadas em construções subjetivas, individuais e coletivas influenciadas por vários fatores e contextos. O itinerário terapêutico possibilita a reconstrução dos percursos e escolhas que as famílias da criança com doença falciforme fazem em busca por cuidados e tratamento. Isto possibilita compreender a situação real que elas vivem e quais caminhos percorrem em busca de cuidados de saúde. Frente a isso o objetivo deste trabalho é descrever os caminhos percorridos pelas famílias de crianças com anemia falciforme em busca de cuidados terapêuticos. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa tem como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e referencial metodológico a Pesquisa Narrativa. RESULTADOS: A partir do diagnóstico realizado por um Programa de Triagem Neonatal do Brasil, a família, além de contar com os programas oficiais para o tratamento da doença falciforme, tece redes de ajuda para lhe dar sustentabilidade e condições de manejar esta experiência e dispõe de seu sistema de crenças e de apoios familiares, profissionais e populares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O itinerário terapêutico possibilita a identificação das múltiplas alternativas de cuidado acessadas pela família.

Palavras-chave


Anemia falciforme; Criança; Família; Itinerário Terapêutico,

Referências


BARBIERI, A. R.; IVO, M. L.; PINTO, A. M. A. C.; HOLSBACH, D. R. Políticas públicas em doença falciforme no Brasil. In: IVO, M. L. (Org.). Hematologia: um olhar sobre a doença falciforme. Campo Grande: Ed. UFMS, 2013. p.33-43.

BLEAKLEY, A. Stories as data, data as stories: making sense of narrative inquiry in clinical education. Medical education, v. 39, p. 534-540, 2005.

BLUMER, H. Symbolic interacionism:perspect and method. University of California, 1969

CORDEIRO, R., FERREIRA, S., SANTOS, F., SILVA, L.. Itinerários terapêuticos de pessoas com anemia falciforme face às crises dolorosas. Revista Enfermagem UERJ, v. 21, n. 2, p. 179-184, 2013. Disponível em: < http://www.facenf.uerj.br/v21n2/v21n2a07.pdf>. Acesso em: Jan. 2013.

DAMIÃO, E. B. C; ÂNGELO, M. A experiência da família ao conviver com a doença crônica da criança. Revita da Escola de Enfermagem da USP, v. 35, n. 1, p. 66-71, març. 2001. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/viewFile/41196/44744>. Acesso em: Jan. 2013.

GUIMARÃES, T.M.R.; MIRANDA, W.L.; TAVARES, M.M.F. O cotidiano das famílias das crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 31, n. 1, p. 9-14, 2009. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842009000100007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: Dez, 2013.

Leite, S.N.; Vasconcellos, M. P. C. Negociando fronteiras entre culturas, doenças e tratamento no cotidiano familiar. HistCiencSaude-Manguinhos, v.13, n.1,  p.113-28. Jan/Març. 2006. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13n1/07.pdf> Acesso em: Jan. 2014.

RODRIGUES, C.C.M; ARAÚJO, I.E.M.; MELO, L.L. A família da criança com doença falciforme e a equipe de enfermagem: revisão crítica. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. V.32, n.3, p.257-264. 2010.

SILVA, A.H.; BELLATO, R.; ARAÚJO, L.F.S. Cotidiano da família que experiência a condição crônica por anemia falciforme. Revista Eletrônica de Enfermagem. V.15, n.2, p. 437-46. Abr/Jun 2013.

WRIGHT, L.M.; LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: guia para avaliação e intervenção da família. 5ª edição. São Paulo: Roca, 2012.

WEIS, M.C.; BARBOSA, M.R.C.; BELLATO, R.; ARAÚJO, L.F.S.; SILVA, A.H. A experiência de uma família que vivencia a condição crônica por anemia falciforme em dois adolescentes. Saúde em Debate, v.37, n.99, p. 597-609, out/dez, 2013.