Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Percepção dos Profissionais de Saúde sobre o Cuidado com pacientes em Cuidados Paliativos
Renata da Silva Fontes Monteiro, Aluísio Gomes da Silva Junior, Letícia Maria Araujo Oliveira Nunes, Reynaldo Gomes Lopes

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Avanços tecnológicos, preventivos e terapêuticos favoreceram o envelhecimento populacional, acarretando maior necessidade de cuidados específicos para essa parcela da população. Destacam-se nesse cenário os Cuidados Paliativos, que almejam melhorar a qualidade de vida conforme as possibilidades terapêuticas diminuem. Tendo isso em vista, este trabalho objetivou analisar como os profissionais de saúde que lidam com os Cuidados Paliativos percebem o Cuidado na teoria e em sua prática diária. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A metodologia baseou-se na execução de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na teoria das representações sociais. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com os profissionais de saúde de um Ambulatório de Cuidados Paliativos, integrante do Núcleo de Atenção Oncológica de um hospital público no estado do Rio de Janeiro. A equipe multiprofissional era composta por duas médicas, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social e uma nutricionista. A intenção foi explicitar como a equipe entende o conceito de Cuidado e como este é percebido na prática do dia a dia. RESULTADOS: As entrevistas permitiram dividir a percepção de Cuidado em duas vertentes, quais sejam: uma como procedimento técnico e outra como acolhimento, no sentido da integralidade. Na primeira, os profissionais de saúde entendiam que o cuidado estava diretamente relacionado com a técnica exercida pelos mesmos, visando reduzir o sofrimento e atender às demandas dos pacientes. Já, na segunda, os profissionais relacionaram o cuidado com a criação de vínculo e com o acolhimento de pacientes e de seus familiares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, o Cuidado, dentro da lógica dos Cuidados Paliativos, foi percebido pelos profissionais de saúde como procedimento técnico e como formação de vínculo com os pacientes. Valorizando o outro como sujeito a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Palavras-chave


cuidados paliativos; cuidado; integralidade

Referências


AYRES, J. R. C. M. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 8, n. 14, 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832 004000100005>. Acesso em: 14 mar. 2014.

FLORIANI, C. A.; SCHRAMM, F. R. Cuidados paliativos: interfaces, conflitos e necessidades. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art text&pid=S1413-1232008000900017&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 10 fev. 2014.

MACIEL, M. G. S. et al. Definições e Princípios. In: OLIVEIRA, R. A. et al. (Org.). Cuidado Paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008.

MERHY, E. E. Em busca da qualidade dos serviços de saúde: os serviços de porta aberta para a saúde e o modelo tecnoassistencial em defesa da vida. In: CECILIO, L. C. O. (Org.). Inventando a mudança em saúde. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1997. (A)

MINAYO, M. C. Técnicas de Análise de Material Qualitativo. In: MINAYO, M. C. O Desafio do Conhecimento Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

PESSINI, L.; BERTACHINI, L. Novas perspectivas em cuidados paliativos: ética, geriatria, gerontologia, comunicação e espiritualidade. O Mundo da Saúde, São Paulo, ano 29, v. 29, n. 4, out/dez. 2005. Disponível em: <http:// www.scamilo. edu.br/pdf/mundosaude/32/03_Novas%20pers.ectivas%20 cuida.pdf.>. Acesso em: 15 mar. 2014.

SILVA JUNIOR, A. G.; ALVES, C. A.; MELLO ALVES, M. G. M. Entre tramas e redes: cuidado e integralidade. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. (Org.). Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC-UERJ/IMS-ABRASCO, 2005.

WAGNER, W. Descrição, explicação e método na pesquisa das Representações Sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em Representações Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2011.