Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ANALISE DE AÇÕES VOLTADAS AO ENFRENTAMENTO DO SUICÍDIO INDÍGENA EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO
MARLUCE MINEIRO, Sabine de Lima Rosas, Juliane Nascimento Fagundes

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O suicídio é um fenômeno universal e complexo, considerado um problema de saúde pública apresentando elevadas taxas em diferentes locais do mundo, especialmente na faixa etária jovem. O suicídio é atualmente uma das dez principais causas de morte no mundo e a terceira maior causa de morte em pessoas entre 15 e 34 anos de idade. Objetivo: Trata-se de um estudo que visa analisar as ações utilizadas pelos gestores do município de São Gabriel da Cachoeira para o enfretamento dos casos de suicídio na região. Desenvolvimento: Optamos pela Pesquisa Documental em virtude da transição de profissionais e gestores, que não faziam mais parte da equipe técnica que acompanhou as ações do período em que fenômeno, demandou esforços dos gestores e profissionais do município, sendo assim necessário recorrer às fontes primárias. RESULTADOS: Com a finalidade de evitar suicídios e tentativas de suicídio, várias instituições do município elaboraram um “Plano Interinstitucional de Enfrentamento do Suicídio em São Gabriel da Cachoeira”, desenvolveram ações emergenciais em conjunto, incluindo ainda os familiares dos envolvidos nos suicídios e nas tentativas de suicídio. Os relatórios não sinalizam se as ações desenvolvidas foram pautadas de acordo com o que preconiza a Portaria GM/MS nº. 1.876, de 14/08/2006, que versa sobre as Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio, tampouco citam o Manual de Prevenção de suicídio, direcionado para os profissionais de saúde. Porém, todas as iniciativas refletiam de alguma forma o direcionamento apresentado na legislação pertinente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações desenvolvidas no município, contribuíram para uma redução significativa dos casos de suicídio indígena na região. No entanto, a complexidade do tema suicídio exige um conjunto articulado de ações e estratégias que envolvam a pesquisa como base para compreensão dos diversos fatores que motivam o ato, sobretudo em um contexto tão específico como o amazônico, para subsidiar práticas profissionais e gestão de serviços e políticas voltadas para este tema.

Palavras-chave


Suicídio Indígena; Ações preventivas; Amazônia.

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Prevenção do Suicídio: manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde/Organização Panamericana de Saúde/ Universidade Estadual de Campinas, 2006.

______. Portaria GM/MS nº. 1.876, de 14/08/2006. Institui Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.

COUTINHO, W. Suicídio indígena alto-rionegrino: circunstâncias e enigmas da morte voluntária no noroeste da Amazônia. Manaus: MP/AM, 2011.

FLAMARION, Ciro Cardoso; VAINFAS, Ronaldo. História e análise de textos. In: ______.  Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro, 5ª edição, Editora Campus, 1997. 536-550.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Prevenção do suicídio: um recurso para conselheiros. Departamento de Saúde Mental e de Abuso de Substâncias - Gestão de Perturbações Mentais e de Doenças do Sistema Nervoso. Genebra, 2006.

SILVA, Jackson Ronie Sá; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho de 2009, p.01-15 <Disponível em http://www.rbhcs.com> Acesso em 23 de jun. 2014.

SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de Souza; ORELLANA, Jesem Douglas Yamall. Suicídio em indígenas no Brasil: um problema de saúde pública oculto. Revista Brasileira de Psiquiatria, Vol. 34:489-492. 2012. Disponível em < http:// www.scielo.br <Acesso em 15.01.2012>. Carta aos editores.

WHO. World Health Organization: Regional Office for Africa. World Suicide Prevention Day To Be Observed On 10 September. In: Centre des Médias: Note destinée a là presse. WHO, 2011. Disponível em < http://www.afro.who.int/fr/centre-des-medias/note-destinee-a-lapresse/408-world-suicide-prevention-day-to-be-observed-on-10-september.html> <Acesso em 08.01.2013>.