Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM PRIMEIROS SOCORROS SOBRE O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS DE SAÚDE EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR- RCP
Rodrigo Santos da Silva, Maria Teresa Brito MARIOTTI de Santana

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


Os agravos de saúde por doenças crônicas, os traumas por causa externa em decorrência da violência urbana (agressão, assassinato e suicídio) e os acidentes, são eventos da vida cotidiana que não esperam hora e lugar para acontecer e podem ocasionar uma parada cardiorrespiratória (PCR). Os consensos das associações nacionais e internacionais de emergência e urgência são unânimes em alertar sobre a necessidade de treinamentos, para que pessoas leigas consigam realizar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com o uso do Desfibrilador Externo automático (DEA), com segurança para si mesmo e para à vítima, até a chegada de ajuda profissional qualificada. Nesse sentido foi implantado o curso de extensão universitária de Educação em Primeiros Socorros com Suporte Básico de Vida, oferecido trimestralmente, pela Escola de Enfermagem e os certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão da UFBA. O presente estudo busca verificar o impacto do curso de Primeiro Socorros com Suporte Básico de Vida – SBV no nível grupal pré-treinamento e pós-treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) através da aplicação de questionário estruturado com seis questões de múltipla escolha com apenas uma das alternativas correta aplicado imediatamente antes e após de ministrada a aula. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório. A coleta foi realizada no banco de dados organizado para a verificação de aprendizagem dos participantes matriculados no curso realizado no período de 07/2013 – 08/2014. O processamento foi conduzido pelo software SPSSTM 17.0. Análises dos dados são apresentadas a partir das frequências de acertos com valores absolutos e relativos seguidas com suas respectivas medidas de dispersões do número de acertos. Realizaram o teste 139 participantes. Registra-se as características sócias demográficas com predomínio das mulheres 105 (75,5%), idade média de 28 anos, cor predominante autodeclarada da raça parda 73 (53,3%) e negra 38 (27,7%), com níveis de escolaridade de 2º grau completo (52,5%), quanto ao sítio ocupacional à maioria é de estudantes (63,4%). Os participantes melhoraram o nível de conhecimento sobre as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, considerando a média da frequência de acertos, entre os momentos antes e depois do curso: nos pré-testes obteve-se 33,1%, enquanto que nos pós-testes foi de 50,13% do número de acertos, tivemos uma média 3,39 questões acertadas no pré-teste (considerando seis como número total de questões), com mediana e moda de 3 questões com desvio padrão de 1,629 e variância 2,654, enquanto que nos pós-testes obtivemos uma média e mediana de 5 acertos do numero total de questões, com 6 questões em moda, obtivemos um desvio padrão de 1,267 e variância de 1,606 sobre o número de acertos. Como observações principais: ampliação de ações educativas continuadas como essas podem contribuir no futuro para melhorar as condutas e manejo da PCR/RCP entre pessoas leigas, profissionais e estudante; diante dos resultados elementares desse estudo empírico, fundamentado na experiência da ação educacional recomenda-se a formulação de pesquisas com base na dedução lógica.

Palavras-chave


medicina de urgência, Ressuscitação Cardiopulmonar

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