Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
COMPORTAMENTO DE RISCO DE JOVENS E ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DE CAMPO GRANDE/MS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO
Maitê Burgo Costa, João Pedro Cândido, Aurelino Centurion, Carlos Alberto Eloy Tavares, Karoline Rangel da Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Educação em Saúde tem relação direta com o processo de aprendizagem, direcionada a promoção e prevenção da saúde, fazendo com que as ações sejam voltadas para a realidade do público a qual vai se trabalhar. As intervenções da educação em saúde vêm no intuito de provocar reflexões nos indivíduos. A sociedade atual apresenta em sua pluralidade diversos grupos, tribos com comportamentos variados, o que os deixam expostos a riscos, sendo reversíveis ou irreversíveis se fazendo necessárias ações em saúde. A adolescência é um período que abrange enormes descobertas e transformações biológicas e psicossociais e essa transição pode contribuir para um desenvolvimento saudável ou prejudicial. Os principais fatores de risco que acometem a faixa etária que vai dos 10 aos 19 anos são: tabagismo; consumo de álcool; uso de drogas e psicoestimulantes; alimentação inadequada; sedentarismo; vivência sexual desprotegida; condução de veículos em excesso de velocidade. Este estudo tem como objetivo estimular o comportamento saudável entre os adolescentes de forma clara, lúdica, objetiva e dinâmica, respeitando as experiências vividas por cada jovem. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O presente trabalho foi realizado uma vez por semana entre fevereiro e junho de 2015 com adolescentes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Advogado Demóstenes Martins, na disciplina de Atividades Integradas V, por discentes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sob orientação do Prof. Me. Carlos Alberto Eloy Tavares. As temáticas escolhidas foram baseadas nas necessidades previamente detectadas na Escola em que foi desenvolvido o projeto e dentre as temáticas abordadas destacaram-se: drogas, suas classificações e efeitos biopsicossociais; violência familiar e seus impactos; percepção corporal na adolescência; influência das mídias sociais no que diz respeito ao “corpo perfeito” e a alimentação saudável. Esses temas foram abordados por meio de abordagens expositivas, dinâmicas de grupo, vídeos e rodas de conversa. RESULTADOS: O grupo de adolescentes se mostrou receptivo, questionador e participativo nas atividades propostas. O objetivo inicial de despertar reflexão foi alcançado quando evidenciou-se a quantidade de questionamentos que surgiram possibilitando troca de saberes com os discentes e construção de conhecimento compartilhado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, pôde-se observar a importância da promoção e prevenção em saúde no contexto das disciplinas já existentes no Ensino Fundamental, possibilitando que esses jovens utilizem esse instrumento no seu cotidiano e nas suas relações.

Palavras-chave


Educação; Saúde; Reflexão.

Referências


JOVEM, Mundo. Dinâmicas: trânsito. 2015. Disponível em: <http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/transito/educacao-para-o-transito>. Acesso em: 15 mar. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (Brasil) (Org.). Pesquisa nacional de saúde do escolar. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 06 mar. 2015.

BRASIL. JULIO JACOBO WAISELFISZ. . Mapa da violência 2012: crianças e adolescentes no brasil. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br>. Acesso em: 06 mar. 2015.

AGOSTINI, Adelize et al. Comportamento de risco entre adolescentes. Unoesc e Ciência, Joaçaba, p.53-62, jan/jun. 2014.

MARTINS, Cilene Rebolho et al. Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em adolescentes. Revista Psiquiatria, Rio Grande do Sul, p.19-23, 2010.