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A contribuição da disciplina de Metodologia do ensino em saúde para o residente em saúde coletiva
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
Introdução: Dentre as atividades complementares dos especialistas em saúde coletiva (Sanitaristas), formados vem sendo cada vez mais cobradas ações mais efetivas/construtivas e não só informativas nas atividades de promoção à saúde. A disciplina de “Metodologia de ensino em saúde”, presentes na matriz curricular do curso de Residência em saúde coletiva da Universidade de Pernambuco, vem responder a duas necessidades. Por um lado, preparar os residentes para efetivamente participar da formação de outros profissionais de saúde, formando profissionais estratégicos para as mudanças do modelo assistencial, dependente das concepções e ações das equipes envolvidas em todos os níveis dos serviços de saúde. Por outro, resgatar a sua competência, como membro da equipe de saúde, com vistas a desenvolver uma atitude compartilhada, estruturante e sustentável, junto à população, voltada para a promoção em saúde. Assim, assume-se que a responsabilidade frente à realidade sanitária cada vez mais requer a competência para o uso da tecnologia da metodologia de ensino como estratégia para as ações que influenciam diretamente nos processos saúde/doença e na qualidade de vida da população. A disciplina baseia-se também nas diretrizes e estratégias da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS, regulamentada em 2013 (BRASIL, 2013). Objetivo: O objetivo deste estudo é relatar a experiência do residente de saúde coletiva cursando a disciplina de Metodologia do ensino em saúde. Metodologia: Utilizou-se dos registros de falas e anotações em diário sobre as aulas, leituras e demais construções oferecidas pela disciplina. A disciplina teve como proposta metodológica uma abordagem crítica da realidade objetiva, utilizando a problematização e as metodologias ativas como opções adotadas para trilhar com os alunos residentes, um novo caminho de aprendizagem e teve a duração de 40 horas, durantes as quartas-feiras dos meses de junho e julho de 2015, envolvendo 12 residentes e duas professoras. RESULTADOS: Durante a disciplina o residente adquiriu conhecimentos sobre a Política nacional de educação popular em saúde, aproximou-se dos modelos de ensino-aprendizagem, sobre as teorias pedagógicas e metodologias que tem como objetivo a problematização e aprendeu a construir uma proposta pedagógica. A disciplina ainda contribuiu para a inserção dos residentes na docência do ensino superior, em disciplinas de diversos cursos de graduação na mesma universidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante que o residente de saúde coletiva se aproxime das metodologias de ensino em saúde, pois o SUS exige cada vez mais profissionais sanitaristas com perfil crítico e reflexivo frente às realidades sanitárias, podendo utilizar seu conhecimento para as práticas de promoção em saúde efetivas. Além disso, é uma aproximação também necessária para a contribuição com a formação de novos profissionais presentes na própria universidade.
Palavras-chave
saúde coletiva; ensino em saúde; saúde pública
Referências
BRASIL. Resolução nº 9, de 2 de dezembro de 2013. Estabelece estratégias e ações que orientam o Plano Operativo para implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2013/res0009_02_12_2013.html