Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A contribuição da disciplina de Metodologia do ensino em saúde para o residente em saúde coletiva
Wellington Bruno Araujo Duarte, Plínia Manuella de Santana Maciel, Priscila Rossany de Lira Guimarães Portella, Laís de Souza Monteiro, Rodrigo do Nascimento Dias de Oliveira, Gisane Kelly Silva de Miranda, Augusto Fernando Santos de Lima, Elan José de Lima

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Introdução: Dentre as atividades complementares dos especialistas em saúde coletiva (Sanitaristas), formados vem sendo cada vez mais cobradas ações mais efetivas/construtivas e não só informativas nas atividades de promoção à saúde. A disciplina de “Metodologia de ensino em saúde”, presentes na matriz curricular do curso de Residência em saúde coletiva da Universidade de Pernambuco, vem responder a duas necessidades. Por um lado, preparar os residentes para efetivamente participar da formação de outros profissionais de saúde, formando profissionais estratégicos para as mudanças do modelo assistencial, dependente das concepções e ações das equipes envolvidas em todos os níveis dos serviços de saúde. Por outro, resgatar a sua competência, como membro da equipe de saúde, com vistas a desenvolver uma atitude compartilhada, estruturante e sustentável, junto à população, voltada para a promoção em saúde. Assim, assume-se que a responsabilidade frente à realidade sanitária cada vez mais requer a competência para o uso da tecnologia da metodologia de ensino como estratégia para as ações que influenciam diretamente nos processos saúde/doença e na qualidade de vida da população. A disciplina baseia-se também nas diretrizes e estratégias da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS, regulamentada em 2013 (BRASIL, 2013). Objetivo: O objetivo deste estudo é relatar a experiência do residente de saúde coletiva cursando a disciplina de Metodologia do ensino em saúde. Metodologia: Utilizou-se dos registros de falas e anotações em diário sobre as aulas, leituras e demais construções oferecidas pela disciplina. A disciplina teve como proposta metodológica uma abordagem crítica da realidade objetiva, utilizando a problematização e as metodologias ativas como opções adotadas para trilhar com os alunos residentes, um novo caminho de aprendizagem e teve a duração de 40 horas, durantes as quartas-feiras dos meses de junho e julho de 2015, envolvendo 12 residentes e duas professoras. RESULTADOS: Durante a disciplina o residente adquiriu conhecimentos sobre a Política nacional de educação popular em saúde, aproximou-se dos modelos de ensino-aprendizagem, sobre as teorias pedagógicas e metodologias que tem como objetivo a problematização e aprendeu a construir uma proposta pedagógica. A disciplina ainda contribuiu para a inserção dos residentes na docência do ensino superior, em disciplinas de diversos cursos de graduação na mesma universidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante que o residente de saúde coletiva se aproxime das metodologias de ensino em saúde, pois o SUS exige cada vez mais profissionais sanitaristas com perfil crítico e reflexivo frente às realidades sanitárias, podendo utilizar seu conhecimento para as práticas de promoção em saúde efetivas. Além disso, é uma aproximação também necessária para a contribuição com a formação de novos profissionais presentes na própria universidade.

Palavras-chave


saúde coletiva; ensino em saúde; saúde pública

Referências


BRASIL. Resolução nº 9, de 2 de dezembro de 2013. Estabelece estratégias e ações que orientam o Plano Operativo para implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2013/res0009_02_12_2013.html