Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Entrelaçamento educacional na saúde e vice-versa
Gabriela Alves Martins Guimarães Lyrio Todo

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A formação acadêmica em saúde está fortemente atrelada a questões estruturais, sociais, gerenciais e culturais que estão para além do olhar científico muitas vezes glorificado que a universidade empreende na formação dos acadêmicos e futuros profissionais que irão atender à comunidade. O cenário atual é de um sucateamento programático da saúde pública no país. Neste contexto, o acadêmico que faz parte das equipes em saúde deve estar sempre atento e preparado paras as circunstâncias que pode enfrentar. As habilidades profissionais demandadas em contextos territoriais e geográficos específicos (em locais distantes das áreas urbanizadas) e em situações de saúde mental (por exemplo) não são intuitivas e sim aprendidas – sendo assim, é urgido que a educação do ensino superior contemple as necessidades reais de nossa sociedade. Infelizmente, a educação superior também não está contemplada de modo integral – ressalta-se que muito vem sendo feito pela educação e saúde em nosso país, contudo, questões estruturais da sociedade, do homem e da ética empreendida historicamente impedem que passos maiores sejam dados. O objetivo desde trabalho é relatar a experiência e perspectiva de viventes da imersão do projeto do VER-SUS 2015 2ª edição realizado no Triângulo Mineiro (mais precisamente, na cidade de Uberaba). Essa imersão possibilitou vivência por parte de universitários em contextos da “vida real”, isto é, fora da margem academicista, visualizando aspectos importantes de serem trabalhados na formação de sua especificidade da graduação e de colegas de outras áreas, favorecendo assim um conhecimento para além da multidisciplinaridade, possibilitou um conhecimento interdisciplinar. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Realizamos visitas em locais na cidade de Uberaba, no período de 8 dias de imersão (5 dias destinados à realização das visitas, discussões e elaboração de material escrito). Ao nível de atenção básica à saúde, conhecemos Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Saúde da Família (USF), Unidades Matriciais de Saúde (UMS) e Consultório na Rua. Nos níveis de atenção especializada e de atenção psicossocial, visitamos o contexto da Unidade Regional de Saúde (URS), Unidade Especializada em Reabilitação (UER), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Residência Terapêutica do bairro Fabrício, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Inácio Ferreira e Centro de Atenção Psicossocial ao dependente de Álcool e Drogas (CAPS AD). Tivemos acesso à Farmácia Acolhimento e o serviço de Vigilância em Saúde do município. Durante a imersão, tivemos um momento com médicos cubanos que, atualmente, residem e prestam serviço na cidade de Uberaba. Como resultados e/ou impactos podemos perceber e relatar uma maior preparação para atuar e pensar sobre a saúde pública que vivenciamos neste período histórico e geográfico, em que nossas reflexões e percepções podem expandir seu território e pensar sobre um contexto maior. A graduação precisa desse diálogo com a realidade para que tanto a saúde quanto a educação tenham suas possibilidades de existência amplificadas e potencializadas.

Palavras-chave


Educação; Saúde; VER-SUS