Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Roda de Conversa” com chás medicinais: Uma terapia complementar em Educação Popular em Saúde
adriana Ferreira de menezes, lucianna leite pequeno, Giselle Cavalcante de oliveira pessoa, maria luíza rocha barreto de carvalho, Gemimma de paiva rego, Risolinda Rodolfo de Sá Batista, patricia soares cavalcante

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


Introdução- O conhecimento popular sobre o processo saúde-doença e suas diversas formas de manifestação, deve ser valorizado, atualizado e disseminado, com a necessidade do estabelecimento de uma interação entre o conhecimento popular e o científico. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência com Educação Popular em Saúde (EPS), utilizando a “Roda de Conversa” associada ao uso de plantas e ervas medicinais, em um grupo de idosos do município de Fortaleza - CE. Realizada por alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF/UFC), em parceria com as “Cirandas da Vida”, um grupo de EPS. Método-  Com as plantas e ervas medicinais no centro da roda, a discussão em grupo foi aberta, com estímulo ao diálogo dos participantes, reflexão e troca de experiências e conhecimentos sobre a temática. Foi feita a relatoria e avaliação da atividade, e servido chás de plantas medicinais, acompanhado pela ciranda de roda. RESULTADOS: Participaram 14 idosos, cada participante expôs sua opinião sobre a vivência e as falas foram bastante positivas e muitas expectativas foram criadas para que outros encontros como esse acontecessem novamente. A experiência foi rica e trouxe aprendizado para todos os sujeitos envolvidos, mostrando-se satisfeitos com o impacto da ação de EPS realizada. Conclusões: Acredita-se que o uso da plantas medicinais vinculadas ao saber popular é fundamental para garantir a segurança e eficácia como terapia complementar, resgatando e potencializando o conhecimento tradicional. Recomenda-se ampliar a visão de gestores, profissionais da saúde e pesquisadores para esse tema com implicações em práticas dialógicas, solidárias, participativas, complementares, interdisciplinares e intersetoriais, comprometidas com o cuidado qualificado e a EPS.

Palavras-chave


roda de conversa;educação popular;plantas medicinais;idosos

Referências


ANTONIO, G.D.; TESSER, C.D.; MORETTI-PIRES. R.O. Fitoterapia na atenção primária à saúde. Rev Saúde Pública. V.48, n.3, p.541-553, 2014.

FIGUEREDO, C.A.; GURGEL, I.G.D.; JUNIOR, G.D.G. A Política
Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.24, n.2, p.381-400, 2014.

FONTENELE, R.P.; et al. Fitoterapia na Atenção Básica: olhares dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família de Teresina (PI), Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. V.18, n.8, p.2385-2394, 2013.


GASPAR, L. Plantas medicinais. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco. Recife. Disponível em:
<http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>.


MACHADO, H.L.; et al. Pesquisa e atividades de extensão em fitoterapia desenvolvidas pela Rede FitoCerrado: uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos por idosos em Uberlândia-MG. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.16, n.3, p.527-533, 2014.