Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Simulação Realística como um instrumento de Capacitação na Atenção Primária a Saúde
Alessandra Carvalho dos Santos Silva, Adriana Marega Germano Machado, Dayana Kelly Silva Oliveira, Fernando Correia da Silva, Iere Silva Rodrigues, Vanessa Rocha Sbizarro

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


O Rede Hora Certa é uma nova proposta da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo que visa ofertar consultas de especialidades, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade, em nível ambulatorial e/ou com internação de curta duração. Para a implantação desse novo serviço, que compõe a lógica da rede regionalizada e integrada, foi proposto um ciclo de capacitações para aquisição de novas competências, visando atender este novo desenho organizativo. Neste sentido, pensamos em desenvolver uma capacitação diferenciada, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente, instituída em fevereiro de 2004 através da Portaria 198/GM/MS que busca a transformação do trabalho em saúde, onde o aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Buscamos estimular a atuação crítica, reflexiva, compromissada e tecnicamente eficiente, por isso, realizamos um processo de capacitação que foi estruturado a partir dos conhecimentos prévios do colaborador, problemas e vivências do processo de trabalho da Unidade. Desta forma, buscamos que, além do conhecimento teórico-prático, esta capacitação tivesse relevância na prática profissional. Este trabalho objetiva apresentar a experiência de ação educativa realizada com a Equipe de Enfermagem de uma Unidade de Saúde, pela Educação Permanente da APS Santa Marcelina, em um Treinamento de Urgência e Emergência, avaliando o desempenho da equipe em um atendimento emergencial utilizando métodos de simulação realística na própria Unidade de Saúde. Participaram da capacitação 20 profissionais da equipe de enfermagem, sendo a proposta organizada em três Etapas: 1ª Etapa: Aula teórica -  Urgência e Emergência; 2ª Etapa: Aula Prática – Simulação de casos em laboratório com bonecos; 3ª Etapa: Aula Prática na Unidade - Simulação Realística de Atendimento de Urgência e Emergência na Unidade de Saúde. Esta capacitação foi baseada no método OSCE (Objective Structured Clinical Evaluation) em Urgência e Emergência, onde foram simulados casos de urgência e emergência a partir de cenas do cotidiano, visando a construção do aprendizado na prática. Percebemos uma boa aceitação, participação e interação da Equipe de Enfermagem durante a simulação. Os profissionais se mostraram um pouco ansiosos diante da cena, porém, no decorrer do atendimento conseguiram resolver a situação e pontuar as falhas ocorridas no atendimento. Ao término, consideraram o método de aprendizado satisfatório, pois encenaram em seu próprio ambiente de trabalho, utilizando os recursos disponíveis na unidade no momento do atendimento, contribuindo assim, para o aprendizado e para o fortalecimento das ações no cotidiano do trabalho. Diante das avaliações e dos relatos das 4 turmas que foram aplicados esta metodologia, concluímos que esta ação educativa trouxe uma melhor interação com o facilitador, maior segurança e habilidade na prática para os profissionais, promovendo reflexões e apontamentos, que contribuíram para um melhor desempenho de sua função.

Palavras-chave


Simulação; Educação permanente; Urgência e emergência;

Referências


Ceccim RB 2005. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface – Comunic, Saúde, Educ 9(16):161-168.

Mancia, J.R; Cabral, L.C; Koerich, M.S 2004. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Ver Bras Enferm, Brasília. Set/out; 57(5): 605-10

MELO, M. C. B; SILVA, N. L. C. Urgência e emergência na Atenção primária à saúde. UFMG: Nescon. Belo Horizonte, 2011. Acesso em: 24/04/2015. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3046.pdf.