Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO HOSPITAL SÃO JULIÃO – CAMPO GRANDE, MS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Beatriz Figueiredo Dobashi, Ronaldo Queiroz, Luciane da Costa, Maurício Pompílio, Angela Queiroz, Vanessa de Matos, Camila Polisel, Silvana Dorneles

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação é um fenômeno social caracterizado por ações entre os sujeitos, que de alguma forma, os orienta a objetivos traçados por uma determinada sociedade, estando intimamente relacionado com a cultura e contexto histórico. As tendências pedagógicas são resultados de conceitos, valores e ideias que representam as ideologias adotadas pelas instituições que são utilizadas para justificar suas práticas e posicionamentos. A partir das demandas existente, no que se refere a mudança de reflexão, compartilhamento de ideias e emoções, ampliando os conhecimentos as práticas docentes, no sentido de transformar a educação em emancipatória para os discentes e docentes ambos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem significativa, definida como um processo pelo qual uma nova informação ou conhecimento se relaciona a estrutura cognitiva do sujeito de modo não arbitrário e substancial. Para que a aprendizagem seja significativa é essencial que seja considerado o conhecimento prévio do aprendiz para que novos conceitos sejam incorporados a ele de modo a construir significados consistentes.  O processo de construção do conhecimento, para ter sentido necessita do envolvimento integral do ser, não apenas no campo cognitivo, mas também na prática, afetividade e nas relações interpessoais. A Educação Permanente em Saúde tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. A busca constante na melhoria da qualidade dos serviços de saúde vem modificando os paradigmas dos gestores, parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser aperfeiçoado. É uma proposta de transformação dos serviços, trabalhando com todos os indivíduos envolvidos com a saúde, oferecendo subsídios para que consigam resolver seus problemas e estabeleçam estratégias que amenizem as necessidades cotidianas. O Ministério da Saúde considera que, no processo de Educação Permanente em Saúde, o aprender e ensinar devem se incorporar ao trabalho, transformando das práticas profissionais e a própria organização, sendo estruturados a partir da problematização, onde a atualização técnico-científica é um dos aspectos da transformação das práticas. A iniciativa de implantar o Núcleo de Educação Permanente (NEP) se fez a partir de necessidade de aprimoramento profissional dos preceptores da residência multiprofissional e médica. A implantação do NEP contempla diversas atividades não só focadas no ensino e pesquisa, mas também na melhoria dos processos de trabalho em saúde. Valorização e desenvolvimento de competências de gestão e aumento dos níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados. Proporcionando aos colaboradores envolvidos oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Diante disso, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência da implantação do núcleo de educação permanente em saúde no Hospital São Julião, Campo Grande - MS.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Durante o 1º Curso de Preceptoria Médica e Multiprofissional do Hospital São Julião, realizado com 05 encontros presenciais de 4h cada um, foram identificados alguns processos de trabalhos que poderiam ser otimizados. No último encontro do referido curso, foram agendadas reuniões mensais para discutir e monitorar as melhoras dos processos de trabalho existentes, bem como a implantação de novos processos que pudessem ser incorporados ao NEP. Ao início de cada encontro era apresentado um problema para que se discutissem as hipóteses prováveis da sua causa e as questões de aprendizagem, ou seja, eram utilizadas as metodologias ativas. Foi organizado inicialmente um grupo pequeno, o que garantiu o reconhecimento de cada sujeito envolvido e suas respectivas necessidades, bem como permitiu aos facilitadores uma ampliação dos olhares sobre a situação educacional em questão. Seguindo a lógica da aprendizagem significativa, considerando as particularidades e o contexto do trabalho em grupo, eram utilizados disparadores para enriquecer e subsidiar as discussões. Ao final de cada encontro foi realizado o processo avaliativo, de forma clara, afetiva considerando o contexto, valorizando e reconhecendo os indivíduos. As avaliações foram: pessoal, dos pares e da atividade desenvolvida. Na sequência o fechamento aborda as questões de aprendizagem que fomentaram as pesquisas baseadas em evidências até o próximo encontro previamente agendado. Os preceptores ocuparam o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o facilitador orientou o processo. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A formação NEP, possibilitou aos profissionais criar vínculos, compartilhar vivências, encontrar caminhos diante das situações cotidianas, mantendo o trabalho voltado para saúde e educação. Foi possível ainda que pessoas com mais experiência se aproximassem de outras, fortalecendo os processos educativos em questão. Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já se pode vislumbrar resultados positivos como a utilização de metodologias ativas durante as aulas teóricas da residência, apresentação de dados baseados em evidências durante as avaliações e reavaliações de pacientes, sensibilização dos participantes quanto à necessidade de melhorar alguns processos de trabalho e organização dos serviços. Observou-se também algumas mudanças internas na condução de conflitos existentes em alguns setores do hospital. Desta forma entende-se que a transformação das práticas de ensino e aprendizagem e a formação dos profissionais envolvidos devem ser motivadas pelo desejo do seu desenvolvimento e na satisfação de realizar um trabalho reconhecidamente bom quanto futuro facilitador.  É importante ressaltar que os resultados são progressivos e perenes, muitas vezes morosos.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se observar que o núcleo de educação permanente demonstrou sua significância e validade por propiciar um espaço em que os profissionais podem expressar suas vivências, emergindo os aspectos embutidos no ato de ensinar e de aprender.  Mais do que uma necessidade, a educação permanente estimula a melhoria profissional das pessoas e dos serviços, uma vez que esta metodologia enriquece a essência humana e suas subjetividades, em todas as etapas da existência. A opção de implantação do NEP no referido hospital é um processo de transformação das práticas educativas integradoras, que contribuiu para o enfrentamento das dificuldades e barreiras do seu desenvolvimento. Porém o processo precisa ser mais amadurecido e consolidado, com aprimoramento e ampliação dos trabalhos, onde os sujeitos envolvidos possam sempre ensinar e aprender. Por outro lado, a maioria dos resultados só foi possível devido ao apoio e participação da equipe gestora do hospital em todos os encontros, facilitando e autorizando as mudanças, dando suporte para a implantação exitosa do NEP no seu cotidiano educativo.

Palavras-chave


Reflexão metodológica; Aperfeiçoamento profissional; Núcleo de Educação permanente; Implantação