Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O uso estratégico de tecnologias para qualificar a produção do cuidado no RS
Rebel Zambrano Machado, Carmen Bagatini, Priscilla da Silva Lunardelli, Camilia Susana Faler

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: Para qualificar as ações do SUS no estado e garantir o papel principal da APS como centro de comunicação da RAS, a SES/RS estabelece parecerias estratégicas de tele medicina para serviços de matriciamento e equipes de atenção básica. O objetivo principal da SES/RS com estas parcerias é o de promover a retaguarda qualificada aos serviços de matriciamento e a inovação na gestão da Atenção Primária à Saúde e qualificar o trabalho das equipes dos municípios, fortalecendo os atributos da APS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão sendo aproveitadas por toda a sociedade e há um interesse crescente nas formas como elas podem ser usadas para atender e apoiar a saúde da população e dos profissionais. Com o Telessaúde RS, representa uma oportunidade à gestão para auxiliar na organização das RAS e da qualificação da APS. As ações desenvolvidas pelo Telessaúde RS são de teleconsultoria, tele-educação e telerregulação voltadas a todos os profissionais que trabalham na APS/ESF (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde) e aos demais profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) à APS. Acrescenta ainda aplicativos para acompanhar usuários, facilitando o trabalho dos profissionais. A SES/RS ainda está fechando parcerias com outra Instituição de Ensino para ações de tele medicina, com o objetivo de tele consultoria para casos de tuberculose e HIV/Aids. Essa consultoria ofertará rounds aos serviços de assistência especializada em DST, HIV/Aids (SAE) e aos profissionais de Atenção Básica que tratam tuberculose. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O aumento pelo uso do Telessaúde RS aponta a satisfação com a ferramenta, principalmente através do 0800. A carteira de oferta de serviços aumenta conforme a demanda das equipes, no sentido de qualificar o cuidado. Outra ação com resultados significativos é a telerregulação, com a criação de quase 30 protocolos de encaminhamento de pacientes e/ou material de apoio. Atualmente foram evitados cerca de 28% dos encaminhamentos em endocrinologia, também desenvolvido o protocolo em nefrologia com 45% de encaminhamentos evitados. Os pacientes são tratados na própria Unidade Saúde e além de qualificar as filas foi proporcionada uma excelente oportunidade de educação permanente para os médicos da atenção básica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O serviço tem facilitado o acesso da população. As características de um serviço que leva a informação qualificada ao trabalhador de saúde auxiliam no enfrentamento do cotidiano das situações de saúde. Além de garantir qualidade no atendimento também tem promovido a fixação dos profissionais nos locais de prática garantindo a continuidade do vínculo, bem como, a articulação destes entre si e o acesso a recursos de diagnóstico e terapia antes não acessíveis.