Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
SAÚDE DA MULHER: AGIR EDUCATIVO PARA GESTANTES ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Ana Cely de Sousa Coelho, Franciane de Paula Fernandes, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Jessica Clintiane Corrêa da Silva, Erika Fonseca de Sousa, Lara Suellen Bezerra Lopes, Thâmera Jacqueline de Oliveira Rocha, Thamires Pinheiro Guimarães

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: A gravidez é um processo fisiológico que gera mudanças no âmbito físico, psicológico e social da mulher. Por isso, houve o interesse de conhecer e sensibilizar as gestantes que realizam as consultas de pré-natal em uma unidade básica, através de uma ação educativa em saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência do agir educativo para gestantes cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no município de Santarém-PA. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por acadêmicos e docentes da Universidade do Estado do Pará – Campus XII. RESULTADOS: A atividade educativa iniciou com a apresentação da equipe de acadêmicos e docentes junto ao grupo de gestantes. Posteriormente, foi realizada uma dinâmica, na qual foram distribuídas targetas de papel e canetas para a descrição em uma única palavra que expressasse como elas sentiam-se durante esse período ímpar, que é a gestação. As orientações de saúde foram de acordo com as informações contidas na nova caderneta das gestantes. Percebeu-se a participação parcial das mulheres durante a roda de conversa, principalmente quando foi realizada a dinâmica, na qual se evidenciou que seis delas (85,7%) estavam felizes diante da gravidez e apenas uma (14,3%) encontrava-se insatisfeita. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência foi bastante positiva proporcionando a importância do agir educativo do enfermeiro (a) voltado para a saúde da mulher com ênfase à gestante, no intuito de esclarecer dúvidas e curiosidades existentes quanto ao período gestacional.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Enfermagem Comunitária, Gestantes

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica (DAB). Secretaria de Atenção à Saúde. Caderneta da gestante já está disponível para uso e sugestões. Portal de notícias http://dab.saude.gov.br. 2015.

LANDERDAHL, Maria Celeste; RESSEL, Lúcia Beatriz; MARTINS, Fernanda Badineli; CABRAL, Fernanda Bheregaray; GONÇALVES, Mariam de Oliveira. A Percepção De Mulheres Sobre Atenção Pré-Natal Em Uma Unidade Básica De Saúde. Esc Anna Nery R Enferm 2007 mar; 11 (1): 105 - 11.