Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ESPAÇO MULTIÉTNICO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS INDÍGENAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA: REPERCUSSÕES DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
Maria da Graça Luderitz Hoefel, Denise Osorio Severo, Edgar Merchan-Hamann, Ximena Pamela Bermudez, Hervaldo Sampaio Carvalho, Coletivo de Estudantes Indígenas e Não Indígenas PET-Saúde Indígena, Coletivo de Preceptores PET-Saúde Indígena, Coletivo de Profissionais CASAI - DF

Última alteração: 2016-01-14

Resumo


A integração ensino-serviço-comunidade desenvolvida no Ambulatório de Saúde Indígena do HUB tem desencadeado inúmeros processos que visam concretizar mudanças no modelo de formação e atenção à saúde no SUS. A hegemonia da racionalidade biomédica ainda representa um desafio expressivo no que tange à implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Nesse sentido, a garantia do direito à saúde destes povos implica necessariamente o diálogo entre distintas racionalidades e a ampliação de espaços que propiciem também a realização das práticas tradicionais fundadas nos saberes ancestrais. Trata-se de um relato de experiência que visa socializar o processo de construção do Espaço Multiétnico de Práticas Tradicionais Indígenas no HUB e discutir os desafios e avanços com relação à construção da interculturalidade na formação em saúde. Foram realizadas reuniões e uma Oficina na CASAI-DF com indígenas de várias etnias, com o fito de dialogar e estabelecer os objetivos, a forma, a utilização e os significados do espaço para os diferentes povos. Os resultados evidenciaram a necessidade de configurar-se como um espaço multiétnico, com possibilidades e condições físicas e arquitetônicas capazes de realizar distintos rituais, bem como foram definidas as condições de ocupação e manutenção do espaço. Nota-se que a integração ensino-serviço-comunidades indígenas constitui locus privilegiado de mudança de paradigmas e transformações nos processos de formação e atenção à saúde, bem como favorece a ampliação das relações interinstitucionais e o fortalecimento da participação social, elementos que corroboram a qualificação dos serviços e a compreensão das dimensões culturais envolvidas nos processos de cuidado e atenção à saúde indígena.

Palavras-chave


saúde indígena, formação, interculturalidade

Referências


 

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. 223 p.

Boccara GB.  Etnogubernamentalidad. La formación del campo de la salud intercultural en Chile.  Chungara, Revista de Antropología Chilena, 2007;  39 (2): 185-207.

França, RCM, Santos TG, Santos EES, Severo DO. Rapé como prática cultural integrativa e terapêutica dos povos indígenas. Relatório de Pesquisa PIBIC Ações Afirmativas UnB, 2014-2015. Brasília; 2015.

Funasa. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.  2. ed. Brasília, 2002. 40p.

Hoefel MGL, Severo DO, Merchan-Hamann E, Santos SM, PVPI CE.
O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde: um estudo de caso. Tempus: Actas de Saúde Coletiva. , v.6, p.23 - 35, 2012.

Langdon EJ, Wiik FB Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 18(3): mai-jun 2010, p.173-181.

Minayo MC, Assis SG, Souza ER. 2005.  Avaliação por Triangulação de Métodos. Abordagem de Programas Sociais.  Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Oliva P, Buhring K.  Problemas de adherencia a dietoterapia en pacientes hipertensos pehuenches.  Revista Chilena de Nutrición, 2011; 38 (3): 285-289.

Oliva P, Narváez C.  Representaciones sociales de salud y adherencia farmacológica antihipertensiva en población pehuenche.  Revista Chilena de Salud Pública, 2009; 13 (2): 67-71.

Thiollent, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; 1986.

Vides-Porras A, Álvarez-Castañeda A.  La medicina tradicional como un modelo de atención integral en salud.  Revista de la Universidade del Valle de Guatemala, 2013; 25: 58-60.