Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O VER-SUS NO INTERIOR DO AMAZONAS: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Anny Beatriz Costa Antony de Andrade, Paulo Sérgio Ferreira da Silva Filho, Henry Walber Dantas Vieira

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Apresentação: Criado na constituição de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica de Saúde (Leis nº. 8.080/90 e 8.142/90) o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo garantir o acesso da população brasileira à saúde, na busca da redução de desigualdades sociais. Em 2002, foi criado o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), tendo como objetivo inicial oferecer aos acadêmicos de graduação a oportunidade de participar dos desafios diários do SUS, através da pedagogia problematizadora. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência da vivência obtida por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), componentes de uma equipe multidisciplinar de sete alunos do projeto VER-SUS destinados ao município de Urucurituba, Amazonas durante uma semana em março de 2015. Dentre as atividades desenvolvidas nesse período houve visitas às comunidades assistidas pelo município, unidades básicas de saúde da região, unidade mista da cidade, fundação de vigilância sanitária, domicílios, centros de convivência e a relação de atividades de educação em saúde nas escolas. Resultados e/ou impactos: Logo nos primeiros dias, percebemos os problemas enfrentados pelos enfermeiros das unidades de saúde. A falta de apoio por parte da gestão municipal, por vezes não valorizando o trabalho da equipe multiprofissional, e sobrecarregando os trabalhadores de enfermagem. A falta de recursos humanos e materiais para uma assistência de qualidade foi bastante evidente, mas a humanização da equipe de enfermagem estimula-os a prosseguir no serviço. Considerações finais: Participar do projeto foi gratificante, uma vez que observamos o serviço de saúde tanto da perspectiva do usuário, como do trabalhador. Através da pedagogia problematizadora repensamos possíveis soluções para os problemas encontrados, que poderão ser pertinentes em nossa futura atuação profissional, com o objetivo de que o serviço alcance o usuário do SUS.

Palavras-chave


SUS; Enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas.

Referências


(1) GOMES AMT, OLIVEIRA DC, SA CP - A enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS): repensando os princípios e conceitos de sustentação da atenção à saúde no Brasil. Psicol. teor. prat. 2007, vol.9, n.2, pp. 109-125. (2) FERLA AA, RAMOS AS, LEAL MB, CARVALHO MS - Caderno de textos VER-SUS Brasil. Rede Unida, Porto Alegre, 2013.