Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência da Organização Estadual VER-SUS/Mato Grosso do Sul
Luís Felipe Lopes Lorenzon, William Goes Abadde, Maite Burgo Costa, Alini Nunes de Oliveira, Josiel Elisandro Werle, Kenia Caceres de Souza, Ana Luiza de Souza Floriano, Fernando Pierette Ferrari

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Apresentação: O programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é um projeto de extensão que faz articulação do ensino com a pesquisa e a aproximação da universidade com a comunidade. É uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, a Fundação Oswaldo Cruz, a União Nacional dos Estudantes, o Conselho de Secretários da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, além do apoio da Organização Pan-Americana de Saúde. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória do VER-SUS no estado de Mato Grosso do Sul. Desenvolvimento do trabalho: O VER-SUS surgiu em 2002 a partir da Assessoria de Relações com o Movimento Estudantil e Associações Científico-Profissionais de Saúde criada pelo Ministério da Saúde. O projeto propicia oportunidades aos participantes para vivenciar êxitos e desafios referentes ao SUS, além de referenciar a importância dos movimentos sociais, especialmente o estudantil. Em Mato Grosso do Sul (MS) o projeto foi idealizado em novembro de 2011, depois do Encontro Regional Centro-Oeste da Rede Unida, em Campo Grande/MS, dando início à 1ª edição do VER-SUS, organizado por um grupo formado por discentes e docentes, que ocorreu em fevereiro de 2012. Foram compilados os dados quantitativos pertencentes à Organização Estadual do VER-SUS/MS desde o início do projeto no Estado. Apresentando desta forma, o número de participantes, os cursos, as instituições de Ensino Superior (IES) e cidades envolvidas. Resultados: De fevereiro de 2012 a fevereiro de 2015, foram realizadas seis edições do VER-SUS, que oportunizaram a 502 viventes e 90 facilitadores, de 18 cursos pertencentes a 12 IES, a conhecerem o SUS em 25 cidades sul-mato-grossenses através das vivências. Além dos 116 participantes do I Seminário VER-SUS/MS, realizado em junho de 2015 e também a criação de coletivos, entre eles o Mov-SUS, que é formado por versusianos, dando a continuidade na militância dos participantes do projeto. Considerações finais: As conquistas da Organização Estadual mostram-se na crescente mobilização estudantil e descoberta da importância do exercício da cidadania, participação social e desenvolvimento de lideranças estudantis comprometidas com a defesa e fortalecimento do SUS por meio da participação nas vivências e na organização. Assim, fomentou-se no estado a articulação com os Conselhos de Saúde e o Mov-SUS, participação nas Conferências de Saúde, atenção ao trabalho integralizado e multidisciplinar, criação de Centros e Jornadas Acadêmicas; além de ter ultrapassado as barreiras fronteiriças, ao ser usado como referência para instituir o VER-SUS/Mato Grosso e VER-SUS/São Paulo.

Palavras-chave


Organização Estadual; Mobilização Estudantil; Participação Social

Referências


FERLA, Alcindo Antônio; RAMOS, Alexandre de Souza; LEAL,Mariana Bertol. A história do VER-SUS: um pouco sobre o conjunto dasiniciativas que inspiram o projeto VER-SUS/Brasil. Subtítulo da parte In:FERLA, Alcindo Antônio et al. (Org.). Caderno de Textos VER-SUS/Brasil. 1.ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2013. p. 1-5.