Tamanho da fonte:
METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de ensino é preconizado pelas experiências vividas e a observação da realidade destaca-se como complementação e contextualização da aprendizagem. O novo currículo do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA, implantado em 2014 prevê a necessidade da utilização de aulas práticas baseadas na metodologia da problematização, onde se possibilita a ação-reflexão-ação, considerando a capacidade humana de articulação de fatos. OBJETIVO: Descrever uma experiência de aula prática baseada na metodologia da problematização na unidade temática de Saúde ambiental. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvida por discentes e docentes da UEPA - Campus de Santarém. RESULTADOS: Proposto a uma turma de 20 discentes do 1º ano de Enfermagem da UEPA, que visitaram um trecho da Orla de Santarém-PA, compreendido entre a Praça da Vera Paz e dois mercados centrais de venda de produtos alimentícios (Feira do Pescado e Mercadão 2000). Os acadêmicos foram orientados a percorrer o trecho referenciado, observando e problematizando situações que desfavorecessem a saúde relacionando as principais doenças veiculadas nesse ambiente, uma vez que este apresenta diversos cenários negativos: desde a presença de embarcações ancoradas a despejo de lixo doméstico, esgoto sanitário e presença de animais sinantrópicos, o que revela um ambiente inóspito com mau cheiro, porém de passeio para a população local. Percebeu-se a eficácia da metodologia proposta onde o problema é um cenário local em que há diversas possibilidades de ensino, quando os acadêmicos foram instigados a pensar na problemática ambiental associada às principais doenças, perceberam e destacaram a saída da sala de aula através da prática educativa extraclasse como fundamental na complementação teórica a priori apresentada, além de vivenciarem a realidade de seu cotidiano e avaliar a atuação do enfermeiro(a) em inúmeros setores principalmente na prevenção de doenças mediados por palestras e demonstrações de que um ambiente “sadio” propicia seres humanos sadios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A problematização apresentada e criada no decorrer da aula prática possibilita um outro modo de pensar na saúde e sua relação com o meio ambiente e por conseguinte, com a atuação do profissional enfermeiro(a) que atuará diretamente com a população, e ainda, o modo de ensinar, isto é, mediado pela observação da realidade, levantamento de pontos chaves, teorização no local, propostas de hipóteses de soluções e consequentemente a proposição de intervenção. Então, chega-se a conclusão de que a metodologia da problematização proposta no novo currículo de enfermagem da UEPA condiciona ao discente aquisição de competências necessárias para a futura ação profissional, em função disso, certamente terá uma atuação mais adequada e eficiente para a transformação social.
Palavras-chave
Metodologia Ativa. Enfermagem. Saúde Ambiental
Referências
BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da práxis.. Semina: v.17, n.esp.,p. 7-17, 1996.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Projeto Político- Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Belém: UEPA, 2013.