Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Ana Cely de Sousa Coelho, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Érika Marcilla Sousa de Couto, Franciane de Paula Fernandes, Maria da Conceição Cavalcante Farias

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


INTRODUÇÃO: O processo de ensino é preconizado pelas experiências vividas e a observação da realidade destaca-se como complementação e contextualização da aprendizagem. O novo currículo do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA, implantado em 2014 prevê a necessidade da utilização de aulas práticas baseadas na metodologia da problematização, onde se possibilita a ação-reflexão-ação, considerando a capacidade humana de articulação de fatos. OBJETIVO: Descrever uma experiência de aula prática baseada na metodologia da problematização na unidade temática de Saúde ambiental. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvida por discentes e docentes da UEPA - Campus de Santarém. RESULTADOS: Proposto a uma turma de 20 discentes do 1º ano de Enfermagem da UEPA, que visitaram um trecho da Orla de Santarém-PA, compreendido entre a Praça da Vera Paz e dois mercados centrais de venda de produtos alimentícios (Feira do Pescado e Mercadão 2000). Os acadêmicos foram orientados a percorrer o trecho referenciado, observando e problematizando situações que desfavorecessem a saúde relacionando as principais doenças veiculadas nesse ambiente, uma vez que este apresenta diversos cenários negativos: desde a presença de embarcações ancoradas a despejo de lixo doméstico, esgoto sanitário e presença de animais sinantrópicos, o que revela um ambiente inóspito com mau cheiro, porém de passeio para a população local. Percebeu-se a eficácia da metodologia proposta onde o problema é um cenário local em que há diversas possibilidades de ensino, quando os acadêmicos foram instigados a pensar na problemática ambiental associada às principais doenças, perceberam e destacaram a saída da sala de aula através da prática educativa extraclasse como fundamental na complementação teórica a priori apresentada, além de vivenciarem a realidade de seu cotidiano e avaliar a atuação do enfermeiro(a) em inúmeros setores principalmente na prevenção de doenças mediados por palestras e demonstrações de que um ambiente “sadio” propicia seres humanos sadios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A problematização apresentada e criada no decorrer da aula prática possibilita um outro modo de pensar na saúde e sua relação com o meio ambiente e por conseguinte, com a atuação do profissional enfermeiro(a) que atuará diretamente com a população, e ainda, o modo de ensinar, isto é, mediado pela observação da realidade, levantamento de pontos chaves, teorização no local, propostas de hipóteses de soluções e consequentemente a proposição de intervenção. Então, chega-se a conclusão de que a metodologia da problematização proposta no novo currículo de enfermagem da UEPA condiciona ao discente aquisição de competências necessárias para a futura ação profissional, em função disso, certamente terá uma atuação mais adequada e eficiente para a transformação social.

Palavras-chave


Metodologia Ativa. Enfermagem. Saúde Ambiental

Referências


BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da práxis.. Semina: v.17, n.esp.,p. 7-17, 1996.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Projeto Político- Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Belém: UEPA, 2013.