Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Micropolítica da produção do cuidado na gravidez, parto e puerpério
Marta Benet Blasco, Margarita Pla Consuegra, Emerson Elias Merhy, KATHLEEN TEREZA DA CRUZ

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A produção subjetiva do cuidado constitui um elemento essencial dos processos de trabalho em saúde e um território comum para todos os implicados. Ao longo da gravidez, do parto e do puerpério, o cuidado é produzido de forma singular, possibilitando a criação de novos territórios de práticas. Neste trabalho, debatemos o percurso cartográfico em uma investigação sobre micropolítica da produção do cuidado nas maternidades, no qual construímos um processo dialógico em múltiplos planos que incluíram as pessoas e suas narrativas nos territórios de práticas constituídas na cotidianidade dos encontros, bem como as nossas caixas de ferramentas (fazer-saber) em constante produção. Esta pesquisa é uma cooperação entre a linha Micropolítica de las prácticas y el cuidado en salud y el bienestar de Barcelona (Espanha) e o Grupo de pesquisa “Observatório de Políticas e Cuidado em saúde” (Brasil). Tomando como referência as mudanças nas políticas de saúde no âmbito da saúde sexual e reprodutiva na Espanha, no período 2007-2011, interrogamos: como estas políticas atuaram como dispositivo para a construção de novos territórios de práticas. Iniciamos mapeando as transformações das paisagens psicossociais em relação à produção do cuidado, buscando dar visibilidade às transformações das práticas profissionais.  Exploramos de forma situada diferentes dimensões da cartografia: a entrada no contexto, suas normas e seus limites (vivência das relações no campo), a construção do “rol de investigação”, a construção dos processos intercessores e dos trânsitos entre o olhar retina e o vibrátil. Escolhemos algumas reflexões surgidas ao longo do percurso e que foram importantes para a construção do próprio cartógrafo, sem contudo, ter a pretensão de cristalizá-las como um manual de como fazer cartografia, mas como um dispositivo para compartilhar experiências sobre o devir cartográfico.

Palavras-chave


cuidados gestação e puérperio; micropolítica; cartografia, trabalho em saúde

Referências


CASTRO, E. V. Encontros Editora. Rio de Janeiro. Azougue Editorial, 2008, 264p.

DELEUZE, G. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.

_______, G.. Espinosa – Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.

_______, G.. Foucaul. Tradução Jose Vazquez Pérez.. Barcelona: Espasa libros; 2013.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: Por uma Literatura Menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014c

_______________________, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.

_______________________, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002a.

_______________________, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004a.

_______________________, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002b.

_______________________, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002c.

_______________________, F; O Anti-edipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Lisboa: Ed. Peninsulares, 2004 b

FEUERWERKER, L. C. M.; Micropolítica e Saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde - Porto Alegre: Editora Rede UNIDA, 2014. 176p.

FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 248p.

__________ , M. La Hermenéutica del Sujeito. Tradução Horacio Pons. Madrid: Ediciones Akal: 2005.

__________ ,, M. Microfísica do Poder. Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. 295 p

__________ ,, M. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Colégio de France (1978-1979). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008

__________ ,, M. O Nascimento da Clínica. Tradução de Roberto Machado. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b. 230p.

__________ , T, M. Um diálogo sobre el poder y otras conversaciones. Traduccion Miguel Morey Madrid:Alianza Editorial, 2012.

__________ ,, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins fontes, 2004.

__________ ,  Michel. El Orden del Discurso. Traduccion Albert Gonzále.Troyano. Barcelona: Tusquets EditoresEdições, 2014.

__________ ,, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins fontes, 2005.

__________ ,, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001a.

__________ ,. Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 201’0, .

__________ ,  Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GOMES, M. P. C. et al. Uma pesquisa e seus encontros: a fabricação de intercessores e o conhecimento como produção. In: GOMES, M. P. C.; MERHY, E. E. (Org.). Pesquisadores In-Mundo: Um estudo da produção do acesso e barreira em Saúde Mental. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2014.

GOMES, M. P. C.; MERHY, E. E. (Org.). Pesquisadores In-Mundo: Um estudo da produção do acesso e barreira em Saúde Mental. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2014.

GOMES, M. P. C.; MERHY, E. E. (Org.). Pesquisadores In-Mundo: Um estudo da produção do acesso e barreira em Saúde Mental. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2014.

GUATTARI, F. ; ROLNIK, S.   Micropolítica: cartografias do desejo. 7ª Ed. revisada. Petrólopis. Editora Vozes, 2005.

GUATTARI, F. Caosmose – Um Novo Paradigma Estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.

MERHY E.E.   Público e Privado: entre aparelhos, rodas e  praças. Campinas, fevereiro de 2006. Disponível em: http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/capitulos-05.pdf Acesso em 26 de novembro de 2011.

___________..  A Perda da Dimensão Cuidadora na Produção da Saúde: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: FRANCO, T. B. ; MERHY, E. E. (Org.). Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. São Paulo: Hucitec, 2013, p. 68-95

___________.. Gestão da Produção do Cuidado e Clínica do Corpo sem Órgãos: novos componentes dos processos de produção do cuidado em saúde: desafios para os modos de produzir o cuidado centrado nas atuais profissões. 2007. Disponível em:   <http://www.medicina.ufrj.br/micropolitica/textos/gestao_da_producao_do_cuidado.pdf> Acesso em 25 de junho de 2013.

MERHY, E. E. ; ONOCKO, R. (Orgs.). Agir em Saúde: um desafio para o Público. São ___________.O ato de cuidar: alma dos serviços de saúde? Campinas: 1999. Extraído de: http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/. Em 24/02/2011.

___________.E O ato de governar as tensões constitutivas do agir em saúde como desafio permanente de algumas estratégias gerenciais. Ciênc. Saúde Coletiva, v.4, n.2, p. 305-314, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v4n2/7114.pdf Acesso em 22/10/2013

___________.. O Conhecer Militante do Sujeito Implicado: O Desafio em Reconhecê-lo Como Saber Válido. In: FRANCO, T. B., PERES, M. A. A., FOSCHIERA, M. M. P., PANIZZI, M. Acolher Chapecó – Uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho. São Paulo: HUCITEC, 2004.

___________.. Saúde – a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: HUCITEC, 2002.

___________..  A Organização não Existe. A organização existe: uma conversa da micropolitica do trabalho, da educação permanente e da análise institucional. In: L'ABBATE, S.; CARDOSO, MOURAO, L.C.; PEZZATO, L.M. e et AL (org). Analise Institucional e Saude Coletiva. São Paulo: HUCITEC EDITORA, 2014Paulo: Hucitec, 1997.

____________. Em Busca do Tempo Perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E. ; ONOCKO, R. (Orgs.). Agir em Saúde: um desafio para o Público. São Paulo: Hucitec, 1997. Parte I, p. 71-112.

____________. O desafio que a Educação Permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface (Botucatu). 2005;9(16):161-77. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100015

 

MERHY, E. E. et al. Redes Vivas: multiplicidades girando as existências, sinais da rua. Implicações para a produção do cuidado e a produção do conhecimento em saúde. Divulgação em Saúde para Debate. Rio de Janeiro,  n.52,   p.153-164, outubro 2014.

.

MERHY, E.E. ; Feuerwerker L.C.M., GOMES, M;P;C; FRANCO, T.B. Diálogos pertinentes: micropolítica do trabalho vivo em ato e o trabalho imaterial: novas subjetivações e disputas por uma autopoiese anticapitalística no mundo da saúde.Revista Lugar Comum vol 33/34, em 2012, pg 89. Parnet. Disponível em: <http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf> Acesso em  07 de maio de 2015.

MERHY, E.E. A ética do cuidado e o cuidado de si, a vida do outro em Nós. Minicurso Ética e Política promovido pelo Projeto Humanidades - NUPEM UFRJ-Macaé em parceria com a Universidade Livre/FUNEMAC. (gravação de aula ministrada-set/ 2014)

MERHY. E.E.; MAGALHAES, H.M. Jr; RIMOLI, J et al. O Trabalho Em Saúde: Olhando e Experieciando o Sus no Cotidiano. SãoPaulo: Ed. Hucitec, 2003.

ROLNIK S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; 2006.