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ANALISE DAS NARRATIVAS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Última alteração: 2016-04-29
Resumo
A narrativa é um meio de expor as experiências de acontecimentos passados, relatando-se as experiências boas e ruins, para que possamos refletir no que foi feito, no que poderia ser feito, e no que pode melhorar. As narrativas são relatos de experiências dos estudantes, a partir de sua vivência e experiências com o uso de medicamentos, e funcionam como disparadores de discussões. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas sobre uso de medicamentos dos estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no município de Dourados, em que a disciplina de Farmacologia é ministrada na segunda série. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cuja análise foi dada através da Interpretação de Sentidos, utilizando como referencial teórico o conceito de práticas de medicação proposto por Conrad e representações culturais desenvolvido por Stuat Hall. Foram incluídos os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), que estivessem matriculados nas disciplinas de Farmacologia aplicada à Enfermagem l, e que consentiram em participar da pesquisa através de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). No início da disciplina de Farmacologia aplicada à Enfermagem I, o estudante é convidado a narrar suas experiências de medicação, relatando seus nomes, possíveis efeitos colaterais, posologia, questões sensoriais, dentre outros. O estudante também foi incentivado a buscar em suas memórias os relatos de seus familiares, buscando indícios de suas experiências já vivenciadas. Essas narrativas são relatadas por escrito e estão incorporadas ao processo educativo da disciplina, bem como incorporam o portfólio do estudante. Foram analisadas 11 narrativas. As narrativas trouxeram as experiências pessoais com o uso de medicamentos, destacando a narração sobre uso frequente de medicamentos desde a infância dos acadêmicos e de suas famílias, porém poucas narrativas trouxeram a reflexão crítica sobre o uso. Dessa forma, os resultados serviram para uma melhor percepção do conhecimento e compreensão das experiências de medicações dos estudantes de enfermagem presentes nas narrativas, que podem refletir no processo de cuidado dos futuros enfermeiros em relação à medicação.
Palavras-chave
Educação em Enfermagem. Narrativas pessoais. Farmacologia.