Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Percepções e referências sobre o acolhimento na Atenção Primária no Município do Rio de Janeiro
Tarciso Feijó da Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Este trabalho aborda algumas fragilidades percebidas e referidas pelos profissionais de saúde no momento do acolhimento em duas unidades de Atenção Primária no Município do Rio de Janeiro. As percepções referidas foram identificadas através de uma pesquisa que utilizou técnicas de observação sistemática e entrevista semiestruturada que foram analisadas considerando as referências da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Como resultado encontrou-se problemas na construção da capacidade resolutiva dos profissionais e dificuldades na integração relacional entre profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, refletindo em problemas na condução da coordenação do cuidado. O reconhecimento de tais fragilidades, na prospecção de impulsionar reflexões e ações, dimensiona a expectativa de que a Atenção Primária no município do Rio de Janeiro possa constituir-se na construção de parâmetros de enfrentamento sobre seu processo de trabalho, buscando estratégias de apoio institucional, da equipe e dos usuários para a gestão do acolhimento.

Palavras-chave


Acolhimento. Saúde da Família. Atenção Primária em Saúde.

Referências


  1. POLI, P; NORMAN, A. H. Acolhimento e (des)medicalização: reflexões sobre essa prática em um Centro de Saúde. In: Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 8, e Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2, 2006, São Paulo. Anais de 15 a 18/6/2006. p. 246.
  2. GOMES, M. C. P. A; PINHEIRO, R. Acolhimento e vínculo: práticas de integralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos. Interface-Comunic.,Saúde, Educ., V.9, n.17, p. 287-301, mar/ago 2005.
  3. RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E. Planejamento e gestão em saúde: flexibilidade metodológica e agir comunicativo. Ciênc. saúde coletiva, v. 4, n. 2, Rio de Janeiro, 1999.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde. 2001.
  5. SILVA, R. M. V.; FRACOLLI, L. A.; ZOBOLI, E. L. C. P. O acolhimento no PSF: da proposta teórica para a operacionalização na prática. Saúde e Sociedade, v. 14, supl. 1, p. 245-246, 2005.
  6. CAMPINAS, L. L. S. L.; ALMEIDA, M. M. M. B. O acolhimento ao doente com tuberculose: estudo comparativo entre uma unidade de saúde da família e um ambulatório de especialidades médicas. São Paulo/SP. 2003. 222 f.
  7. PINHEIRO, R. As práticas do cotidiano na relação oferta e demanda dos serviços de saúde: um campo de estudo e construção da integralidade. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Orgs.) Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ, 2001. p.65-112.
  8. RIBEIRO et al. Acolhimento Virtual – melhor acessibilidade à estratégia de saúde da família. In: Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 8, e Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2, 2006, São Paulo. Anais de 15 a 18/6/2006. p. 243.
  9. PEREIRA J. G.; FRACOLLI, L. A. Acolhimento e reorganização das práticas em saúde. Saúde e Sociedade, v. 14, spl. 1, São Paulo, p. 23, 2005.
  10. SMSDC. Superintendência de Atenção Primária. Guia de Referência Rápida. Carteira de Serviços: Relação de serviços prestados na Atenção Primária à Saúde / Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Superintendência de Atenção Primária. – Rio de Janeiro: SMSDC, 2011. 128p.
  11. BECKER, H. S.M. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.
  12. MINAYO, M. C. Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
  13. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Coimbra (PT): Lisboa, 1977.