Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Sobre o acolhimento: discurso e prática em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro
Tarciso Feijó da Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Através da análise do acolhimento em Unidades Básicas de Saúde, no município do Rio de Janeiro foi possível com a utilização de técnicas de observação sistemática e entrevista semiestruturada construir sentidos sobre o acolhimento. No dito, foi possível identificar que os profissionais consideram o acolhimento como tecnologia para ampliação da escuta e diminuição da fragmentação do cuidado. No entanto, na prática foi observada intensa peregrinação de usuários em busca do cuidado e frágil trabalho em equipe no desenho do acolhimento proposto. Percebeu-se dificuldade de incorporar na prática os conceitos de longitudinalidade e coordenação do cuidado, associada à postura e ao envolvimento dos profissionais com o acolhimento nas unidades estudadas.

Palavras-chave


Acolhimento; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família.

Referências


ANDRADE, C. S. et al. Acolhimento: Uma experiência de pesquisa-ação na mudança do processo de trabalho em saúde. Revista APS, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 106- 115, jul./dez. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial [da] União. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011.

_______.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 4. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: Unidade de Aprendizagem. Trabalho e relações na produção do cuidado em saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde: FIOCRUZ, 2005.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Humanização. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Editora 70, 1977.

BECKER, H. S. M. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.

BOFF, L. Saber Cuidar: Ética do humano, Compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

FRACOLLI, L. A. et al. A visita domiciliar sob o enfoque do acolhimento e sua interface com a abordagem do desmame precoce no programa de saúde da família: um relato de experiência. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 5 n. 2 p. 68-72, 2003.

FRANCO, T. B. et al. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.15, n. 2, p. 345-353, abr./jun. 1999.

GUISARDI, P. J.; FRACOLLI, L. A. Acolhimento e reorganização das práticas em saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, supl. 1, p. 23, 2005.

MACEDO, C. A. et al. Possibilidades e limites do acolhimento na percepção de usuários. Revista Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 457-62, jul./set. 2011.

MERHY, E. E. et al. Em busca de ferramentas analisadoras das tecnologias em saúde: a informação e o dia- -a-dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em saúde. In: MERHY E. E.; ONOCKO R.; (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Editora Hucitec, 1997, p. 113-50.

MINAYO, M. C. Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2007.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório Mundial de Saúde. Cuidados Primários em Saúde: agora mais que nunca. Lisboa, 2008.

PINHEIRO, R. As práticas do cotidiano na relação oferta e demanda dos serviços de saúde: um campo de estudo e construção da integralidade. In: PINHEIRO, R.; MATOS, R. A. (Org.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ, 2001, p. 65-112.

POLI, P; NORMAN, A. H. Acolhimento e (des)medicalização: reflexões sobre essa prática em um Centro de Saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 8., Encontro Lusobrasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2006. p. 246.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL. Superintendência de Atenção Primária (SMSDC). Superintendência de Atenção Primária. Guia de Referência Rápida. Carteira de Serviços: Relação de serviços prestados na Atenção Primária à Saúde. Rio de Janeiro: SMSDC, 2011. 128 p.

SILVA, R. M. et al. O acolhimento no PSF: da proposta teórica para a operacionalização na prática. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, supl. 1, p. 245-246, 2005.