Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO EM CENTROS DE IMAGINOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO
Edenubia Pereira Felix, Andrea Caprara, Valdicleibe Lira, Tamires Layane Lima, Carla Samya Nogueira Falcão

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Apresentação: Com o avanço da tecnologia e as facilidades de comunicação em tempo real fez-se necessário um novo olhar no que diz respeito ao atendimento em saúde para os clientes que procuram  atendimento. Fragilizados pela situação de doença, a falta de informação causa desconforto e indignação nos pacientes, o que levou o Ministério da Saúde do Brasil a implantar a Política Nacional de Saúde, e sua historia é marcada desde então por constantes modificações a fim de melhorar a assistência a saúde e garantir um atendimento calcado em seus princípios. A criação da Política Nacional de Humanização (PNH) em 2003 traduz princípios e modos de operar no conjunto das relações entre todos que constituem o SUS. Através de um levantamento bibliográfico, pesquisa na internet e em artigos acerca do tema, objetivando teorizar o significado da política de humanização do Brasil, de modo a demonstrar o Humaniza SUS e sua influência nos processos de trabalho dos centros de imaginologia, diferentemente dos demais níveis de atenção à saúde que ainda possuem uma característica fortemente tecnicista. Desenvolvimento do Trabalho: O presente estudo foi elaborado através de revisão da literatura pertinente com olhar diferenciado e humanizado em serviços hospitalares com centro de imagem. Com base nas Resoluções estabelecidas pela OMS e na ética do exercício profissional em saúde, conhecimento técnico-científico e graduado que permite um entendimento e discussão acerca do assunto de humanização em centros de imagens, então foi utilizado para tanto: artigos, textos, livros, sites de pesquisa cientifica. Resultados: Através de revisão de literatura acerca da bibliografia que trata do tema humanização no campo da saúde, observa-se que o tema vem constituindo-se como importante objeto de reflexão sobre as relações entre profissionais de saúde e sujeitos que demandam cuidados de saúde, como dimensão essencial da qualidade das práticas profissionais dos centros de imagem (DESLANDES, 2006). Nos centros de imagem de Fortaleza deve-se abordar a importância principalmente da informação acerca do exame para o paciente partindo de todos os profissionais envolvidos no processo desde a marcação do exame, informando dados importantes tais como: tempo de duração do exame, ordem de chegada, prioridades, preparação especifica para cada exame. A enfermagem tem como sempre papel importante e fundamental para realização dos exames orientando o cliente (paciente) sobre o exame, quanto ao seu tempo e recebimento do laudo e informações pertinentes. Procurando sempre informar de maneira clara o que significa humanizar o atendimento na rede pública (DESLANDES, 2006).

Palavras-chave


Humanização da assistência. Cuidado centrado no paciente. Gestão.

Referências


ABRAHÃO, A.L.MARTINS,C.M.GEISLERA. O sujeito na literatura acadêmica sobre gestão em saúde: notas para a questão da autonomia. Ciência e saúde coletiva, 2008.

AYRES, J.R.C.M. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde, 2004.

 

BACKES, D.S.LUNARDI,V.L,LUNARDI,W.DFILHO. A humanização hospitalar como expressão da ética, 2005.

 

JUCHEM B.C.;DALL'AGNOL,C.M.;MAGAHÃES, A.M.M. Contraste iodado em tomografia computadorizada: prevenção de reações adversas. Rev.Bras.enfermagem, 2004 Janeiro/Fevereiro; 57(1): 57-61.

 

MARINHO, RITA DE CÁSSIA. Manual de praticas de enfermagem no setor de       diagnostico por imagem 1. ed. São Paulo. Iátria, 2010.

 

NATIONS, MK; GOMES, AMA. Cavalo batizado – www.scielo.br/pdf/csp/v23n9/11.pdf. Acesso em 20/08/2012.

TONOMURA, E. T.;RIBEIRO, E.C.O. Radiologia na formação do médico geral.1.ed.Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

 

EQUIPAMENTO DE ULTRASSONOGRAFIA POWER DOPPLER, net. 02/07/2012. Disponivel em : http//pt.Wkipedia.org/wiki/ultrassonografia 2008. Acesso em 02/07/202.

 

Portal da Saúde -www.Saude.gov.br- Eventos Humaniza SUS- portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm pagina na internet da OMS em 13/12/12.

 

RADIOLOGIA Dicionário médico para o publico. Net. Agosto 2012. Disponível em: http//www.hcnet.usp.br/dicionario/radiologia.htm. Acesso em 20/08/2012.

 

RESSONÂNCIA magnética. Campinas, SP. Net. Ago/2012, Disponível em: http:/www.colegiosaofrancisco.com.br/Alfa/ressonancia-magnetica/ressonancia-magnetica.php, Acesso em: 20/08/2012.

 

Rede Humaniza SUS, 2010, http://www.redehumanizasus.net/2539-para-oms-brasil-e-exemplo-na-atencao-basica-a-saude. Acesso em: 15/11/2012.

 

Revista Latino Americana – Enfermagem V.13, Nº 01, Ribeirão Preto, Projeto jan.              fev. 2005.

 

Revista Brasileira de Educação Médica, Universidade de São Paulo, 2008. www.porto.ucp.pt/lusobrasileiro/actas/mariateredadode.pdf.  Acesso em: 20/11/12.

SAÚDE & LAZER, net.20/09/2012. Disponível em: http//www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4419&Itemid=49. Acesso em 20/09/2012.